26 de agosto de 2019

Síndrome de Raynaud - Luiza Gosuen


A Síndrome de Raynaud é caracterizada normalmente pela palidez - aparência amarelada - nas palmas das mãos ou dos pés que pode se manifestar na ponta dos dedos ou numa área mais ampla de alguma parte do corpo. Algumas vezes, observa-se Cianose - cor azulada - e até lesões na ponta dos dedos.

Sintomas

É um vasoespasmo, uma contração nas artérias e veias, normalmente em decorrência do frio, vento gelado ou umidade (algumas pessoas são mais sensíveis ao frio). Geralmente, mais frequente em mulheres e pessoas mais jovens, mas pode acarretar também em homens.


Pode ser amenizado e até resolvido o problema, em casos onde a área afetada é pequena, diminuindo a sensação do frio com um banho quente, roupas de lã, luvas, touca e meias. Fazer um escalda-pés, mergulhando os pés ou as mãos numa bacia com água quente, também alivia o incômodo.

Quando estiver normalizando a temperatura corporal, pode ser observado uma sensação latejante ou dolorosa devido a retomada da circulação do sangue no local. Em casos onde a condição se torna crônica, com complicações mais graves na circulação sanguínea é necessário um acompanhamento médico, pois poderá surgir pequenas erupções nas extremidades onde fica com pouco ou nenhum fluxo sanguíneo, como na ponta dos dedos.




Causas


Nos casos primários a síndrome pode ser em decorrência de baixa temperatura. Já em casos mais secundários, mais graves, chamados de Fenômeno de Raynaud, pode ser um distúrbio nas artérias causado pelo tabagismo, atividades repetitivas como digitar, tocar piano ou  ficar muito tempo na ponta dos pés, como no ballet. 

O uso inadequado de certos medicamentos para enxaqueca, quimioterapia e medicamentos que contém estrogênio também podem provocar os sintomas.



No caso secundário, pode ocorrer ao mesmo tempo, também outras  enfermidades associadas, como:


- Esclerodermia - Endurecimento de uma parte da pele ficando sem mobilidade no local.

 - Artrite Reumatóide -  Doença autoimune, inflamatória, crônica que afeta as articulações.
- Síndrome do Túnel Carpal - Neuropatia em decorrência da compressão do nervo da mão, provocando formigamento e dormência devido a movimentos repetitivos.
- Lupus - Doença autoimune e inflamatória que afeta as articulações, a pele e até órgãos internos como rins e coração.
-Síndrome de Sjögren - Doença autoimune, que afeta as glândulas lacrimais causando vermelhidão dos olhos, fotofobia com sensibilidade à luz, visão turva e até presença de úlcera nas córneas. 
Quando afeta as glândulas salivares, o paciente fica com boca seca podendo proporcionar o aparecimento de cáries e desenvolver candidíase oral. 




Sintomas

Podem surgir em decorrência de baixas temperaturas ou por alguma situação que gerou angústia ou um abalo emocional. 

A pele, normalmente na palma das mãos, acomete de uma descoloração que muda para branco ou amarelado, azulada e avermelhada. Na fase amarelada é quando as artérias estreitam ou colapsam. Fase azulada é quando as partes não estão recebendo sangue rico em oxigênio. Fase avermelhada é porque já está melhorando e o sangue começa a voltar a circular, e devido ao fluxo do sangue retornando,pode ocorrer um certo inchaço, ardor ou formigamento.
É comum também observar tosse seca, persistente e relatos de fadiga.
Em algumas mulheres pode apresentar secura vaginal.


Diagnóstico

É pedido exames de sangue com hemograma completo, histórico familiar, histórico médico e psicológico. 


Tratamento


O primeiro passo é aumentar a temperatura das partes afetadas, fazer exercícios com os dedos das mãos, massagem nos pés e movimentos circulares com os braços. Pode ser necessário, em casos que a crise demora a passar, fazer uso de vasodilatadores. Nesses casos,  faz-se uso de medicamentos injetáveis diretamente no vaso sanguíneo que está contraído e que está interrompendo o funcionamento do nervo, para que o fluxo de sangue possa voltar.

Em casos extremos, onde nenhuma medida resolveu o problema e a situação persiste, pode ser necessário uma cirurgia onde é feito o corte dos nervos simpáticos que são os responsáveis por suprir os dedos de sangue. Existe ainda a possibilidade de amputar a ponta dos dedos, caso esteja ocorrendo necrose que é a morte dos tecidos por falta de oxigênio, em organismo vivo.

Os casos com envolvimento emocional devem ter além do atendimento médico  o suporte e  acompanhamento de um psicólogo para evitar reincidências e identificar as causas emocionais e tratá-las.

26 de abril de 2019

Síndromes Raras relacionadas à Percepção Visual (Alice-Paramnesia-Prosopagnosia-Charles Bonnet-Ekbom)- Luiza Gosuen

As síndromes delirantes que afetam a percepção visual causam muitos transtornos principalmente em crianças em fase de desenvolvimento cognitivo e de formação da personalidade, pois confundem o que está passando em suas fantasias com o que lhe é dito pelas outras pessoas. Para elas aquelas percepções ilusórias são reais.           




Síndrome de Alice no País das Maravilhas

Uma distúrbio psiquiátrico que provoca percepção visual de maneira distorcida. O paciente vê alguns objetos á sua volta de tamanho minúsculo, acreditando inclusive que parte de seu corpo está mudando de tamanho e também de forma, como se estivesse sob efeito de substâncias alucinógenas, vendo coisas irreais.

Esse distúrbio foi observado e descrito em 1955, pelo psiquiatra inglês John Todd e deu esse nome devido a obra de Lewis Carroll  "Alice no País das Maravilhas" publicada em 1865, onde a protagonista Alice é uma menina que se vê num local fantasioso onde tudo tem tamanho bem reduzido.

Normalmente surge na infância onde as crianças com esse distúrbio acham que algumas partes de seu corpo estão diferente. 
O desenvolvimento cognitivo da criança normalmente não é afetado, porém sofre interferência das fantasias em momentos de crise.

Sintomas


Os sintomas mais comuns são micropsia (quando objetos ou partes do corpo parecem menores) e telopsia (quando objetos parecem bem mais distantes do que realmente estão). A síndrome não tem causa definida. Em adultos alguns casos são relatados após uma forte enxaqueca ou depois de uma refeição mais pesada.  


Tratamento

O tratamento deve ser feito por psicólogo. Em crianças a Ludoterapia é muito eficaz  e os  pais são orientados como proceder em casa. Quando a criança estiver em fase escolar pode ser necessário o uso de orientação psicopedagógica, para casos específicos. Já em adultos,
a Terapia Comportamental direcionada a comprometimentos de ordem emocional tem resultados muito favoráveis. Não existe medicamentos nem cirurgias indicadas para esse distúrbio. Atualmente, faz-se orientação psicológica e acompanhamento das evoluções emocionais que vão surgindo. A participação da família nesse contexto é muito importante. 

Existem casos onde é relatado esse distúrbio em pacientes com tumores cerebrais ou epilepsia. Nesses casos o tratamento é com Neurologista.


PARAMNÉSIA REDUPLICATIVA 


É um distúrbio de percepção visual e orientação espacial,onde o paciente não reconhece onde está. Acredita que aquele local foi duplicado e que existe um outro local exatamente igual.

Em outros casos, o paciente acredita que foi removido simultaneamente para outro local, porém idêntico àquele que estava, que é um local duplicado.
O termo "Paramnésia Reduplicativa" foi usado pela primeira vez em 1903 pelo neurologista Tcheco Arnold Pick quando tratava de uma paciente com suspeita de Alzheimer. Notou que os sintomas eram diferentes, não de esquecimento como típico no Alzheimer, mas de confusão mental com distorção na percepção visual.

Não se sabe muito sobre essa doença. Em alguns casos surge depois do paciente ser reincidente a alguns AVCs , tumores cerebrais ou Esquizofrenia. 

Tratamento


Não se tem ainda uma maneira eficaz de tratar essa doença. Depende de cada paciente e de como tudo começou. As terapias para acompanhamento de problemas emocionais e acompanhamento psiquiátrico com uso de antidepressivos também são usados.


Ver também :
Síndrome de Capgras e Síndrome de Fregoli
https://luizagosuen.blogspot.com/2019/03/sindromes-raras-capgras-fregoli-otelo.html


Síndrome de Charles Bonnet

Essa síndrome é específica , apesar de causar alucinações visuais - nítidas, coloridas e silenciosas- ocorre somente em pacientes que sofrem de cegueira parcial ou grave.

O distúrbio surge sem que se saiba a causa e acreditava-se que os sintomas duravam alguns segundos, mas temos relatos de que podem durar algumas horas e alguns casos duram anos.

O nome da síndrome é em decorrência do filósofo Charles Bonnet ter observado e relatado esse sintoma em seu avô que era cego e tinha essas alucinações momentâneas.

Não se tem tratamento, apenas acompanhamento e orientação do paciente quando os sintomas aparecerem para evitar ansiedades e depressão e se  precisar, acompanhamento terapêutico  para que fale do que está sentindo e aliviar a angústia.


Síndrome de Ekbom

É uma síndrome delirante e ilusória onde o paciente acha que está sendo molestado por milhares de insetos que infestam todo seu corpo. Acredita que sua pele está tomada por vermes e insetos e essas alucinações além de visuais são também táteis, pois o paciente sente os insetos andando pelo seu corpo. 

Foi observado mais casos entre idosos, sendo que a maior frequência foi entre mulheres, que se comportavam como usuários de droga, por acreditarem ver e sentir esses insetos andando pela sua pele e ficarem querendo tirar e espantar os insetos.

O tratamento vai depender da intensidade do distúrbio. A triagem e avaliação de um oftalmologista é fundamental e que através do questionamento direto feito por ele aos pacientes, com baixa acuidade visual, pode aferir o grau da alucinação.

A abordagem completa envolve uma equipe multidisciplinar com neurologista, psiquiatra e psicólogo para o diagnóstico que poderá aliviar o sofrimento do paciente.

Não existe um tratamento único, porém por ter sintomas similares ao de pacientes com esquizofrenia, os medicamentos usados são os mesmos. 




Prosopagnosia 

É uma síndrome também conhecida como cegueira facial .Um distúrbio onde o paciente apresenta dificuldade em reconhecer pessoas à sua volta. 
Olha para as pessoas conhecidas e não lhe são familiares, não as reconhece.
Em alguns casos o paciente tem dificuldade de associar pessoas confundindo-as com objetos e em casos mais graves o paciente inclusive não se reconhece no espelho.

Os primeiros casos foram observados em 1947 pelo neurologista alemão Joachim Bodamer e o termo Prosopagnosia vem da junção das palavras gregas Prosopon (lado) e Agnosia (conhecimento)


**Teste de Prosopagnosia (Teste ilustrativo que não substitui opinião médica)


Para cada item, indique o quanto concorda ou discorda, escolhendo uma resposta em uma escala de 1 a 5, sendo 1 (discordo completamente) e  5 (concordo completamente). 
Leia cada item cuidadosamente antes de responder e seja o mais honesto possível.
1. A minha capacidade de reconhecimento facial é pior do que a da maioria das pessoa;
2. Sempre tive uma má memória para fisionomias;
3. Acho muito mais fácil reconhecer pessoas que têm características faciais distintivas;
4. Confundo  muitas vezes, pessoas conhecidas com estranhos; 
5. Quando circulava pela escola tinha dificuldade em reconhecer os meus colegas de turma;
6. Quando as pessoas mudam de penteado ou usam chapéus, tenho mais dificuldade em reconhecê-las;
7. Às vezes, tenho que avisar novas pessoas que acabo de conhecer que sou ruim para memorizar rostos, pois posso passar por elas e não reconhecer;
8. Tenho mais facilidade em lembrar, mentalmente, de rostos conhecidos do que reconhecer quando os vejo pessoalmente;
9. Sou melhor do que a maioria das pessoas em lembrar o nome das pessoas do que a fisionomia;
10. Sem ouvir as vozes das pessoas, tenho mais dificuldade em reconhecê-las;
11. A ansiedade relacionada com reconhecimento facial me levou a evitar situações sociais e profissionais , onde poderia encontrá-las para não passar por constrangimento;
12. Tenho que me esforçar mais do que as outras pessoas para memorizar faces;
13. Tenho mais confiança em reconhecer as pessoas por fotografias;
14. Às vezes, acho complicado acompanhar um filme por ter dificuldade em reconhecer os personagens, pois me confundo e não consigo distingui-los, e fico sem entendo o filme;
15. Os meus amigos e familiares concordam que tenho mau reconhecimento facial ou má memória facial;
16. Sinto que ofendo muitas vezes pessoas por não conseguir reconhece-las;
17. É mais fácil para mim reconhecer indivíduos em situações que exigem que as pessoas usem roupas semelhantes (ex: ternos, uniformes);
18. Em reuniões familiares, às vezes, confundo membros da família;
19. Acho fácil reconhecer celebridades em fotografias antes da fama, mesmo que tenham mudado consideravelmente;
20. É difícil reconhecer pessoas quando as conheço fora de contexto (ex: encontrar um colega de trabalho no supermercado);
ResultadosItens 8, 9, 13, 17 e 19 são contados ao contrário. Ex: 5 = 1; 4 = 2; 3 = 3; 2 = 4; 1 = 5 2.  Some o número das respostas para obter um resultado entre 20 (reconhecimento facial intacto) a 100 (reconhecimento facial severamente danificado)

23 de abril de 2019

Síndromes Raras relacionadas à Sexualidade - (PSAS- KORO) - Luiza Gosuen

Síndromes relacionadas á sexualidade do tipo raro são transtornos perturbadores que levam o paciente ao constrangimento perante outras pessoas por acontecer crises de orgasmos de maneira inesperada e outras vezes fazendo com que os pacientes se isolem completamente do meio social em virtude de seu comportamento, dito como inadequado.


Síndrome de Excitação Sexual Persistente (PSAS)

São crises de orgasmos inesperadas e inoportunas, que desencadeiam sem relação com desejo sexual do paciente. Não causam prazer sexual e surgem do nada, em qualquer lugar e persistem por um período prolongado, deixando a pessoa constrangida e desestimulada a sentir orgasmos mesmo quando numa relação com seu parceiro, por medo da situação sair do controle.

As causas são desconhecidas, já que não estão ligadas ao aumento da libido, nem de hipersexualidade ou de orgasmos múltiplos. É mais comum, apesar de rara, em mulheres adolescentes e não é compulsão sexual é um distúrbio, onde muitas vezes a pessoa é julgada como sendo depravada, porém é uma crise involuntária que precisa ser tratada pois provoca ataques de pânico e dores incontroláveis devido aos orgasmos incessantes pressionando a pessoa a querer fazer sexo o tempo todo para poder controlar aquela sensação que não é desejada.

Em homens é ainda mais raro, mas temos relato de caso de homem ter tido mais de cem orgasmos em um dia. O tratamento é feito através de Terapia Cognitiva-Sexual e está sendo desenvolvido pela Universidade de Michigan.Um método ainda em estudo com medicamentos, porém ainda não se sabe a causa e como tratar de maneira definitiva.

 Síndrome da Redução Genital ou Síndrome de Koro -



É um distúrbio mental onde o paciente acredita e tem um medo irracional que seu pênis esteja encolhendo. O termo "Koro" vem do malaio e se refere ao ato da tartaruga encolher sua cabeça dentro do casco. Essa fobia pode estar associada ao Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

Os relatos mais comuns estão na China, Índia e Japão. Nesse caso é mais raro ainda acontecer com mulheres, mas pode acontecer de ficar atormentada achando que os seios estão sumindo, porém tudo não passa de problemas psicológicos ligados à ansiedade causada pelo medo que a pessoa desenvolve em sua mente, que é fruto da sua imaginação.

Esse tipo de medo pode causar lesões comprometedoras pois o paciente coloca talas ou amarra os genitais para não sumirem e em casos extremos podem levar inclusive à morte.

O tratamento é feito com terapias psicológicas e acompanhamento psiquiátrico com uso de medicamentos ansiolíticos, quando necessário.

Síndromes Raras (Maldição de Ondina, Cabeça Explosiva, Mão Alienígena, Korsakov)

As síndromes raras e estranhas vem aumentando a cada ano desde quando foi oficializado em 1952, pelo DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais) que é o que define as síndromes para psiquiatras e psicanalistas. Se tornou um manual de pesquisa para os profissionais com classificação de acordo com os sintomas, onde se tinha até então 106 síndromes registradas e aumentou para 365 em pouco tempo, e continua aumentando, o que nos leva a repensar os critérios de normalidade, seus limites e sintomas que alteram esse padrão. Atualmente, já são registradas cerca de oito mil Doenças Raras, muitas delas em crianças que morrem antes dos 5 anos de idade.

Síndrome da hipoventilação central congênita (CCHS) ou Maldição de Ondina

Doença rara e que tem poucos casos no mundo. Tem esse nome em referência a Ondina, ninfa das águas, personagens lendária da mitologia pagã germânica, que se apaixonou por um homem e que se ele a traísse, ela o amaldiçoaria tirando-lhe a respiração enquanto estivesse dormindo.


Sintomas

A síndrome é causada por uma desordem no sistema nervoso central alterando o automatismo do sistema respiratório, fazendo com que a pessoa esqueça de respirar.
Pesquisadores descobriram que isso se dá em decorrência a uma má formação do bulbo cerebral, causada pela mutação de um gene onde os receptores químicos não transmitem os sinais nervosos para que a respiração se efetue de maneira natural.

Tratamento

Algumas vezes a pessoa precisa,  principalmente quando vai dormir, de um ventilador ligado ao lado para lhe fornecer maior quantidade de ar para sua respiração. Já em casos mais graves se faz necessário ventilação mecânica durante 24 horas, para que a pessoa não morra sufocada e sem ar.
Pode ocorrer inclusive em bebês que morrem sufocados enquanto dormem.
Um tratamento mais efetivo é uma cirurgia onde se coloca um marca-passo no nervo frênico para o controle respiratório, porém é uma cirurgia muito cara o que impossibilita que as pessoas possam se beneficiar desse procedimento.


Síndrome da cabeça explosiva 

Nessa síndrome o paciente leva sustos com ruídos muito alto e assustadores onde apenas ela ouve.
A pessoa passa a ouvir explosões do nada, dentro da própria cabeça. Não causa dor, porém o paciente fica muito assustado porque as crises surgem durante o sono, poucas horas depois de adormecer. Acorda desnorteado com uma explosão que aconteceu apenas dentro da cabeça do paciente. A causa está associada a fadiga e estresse, tanto por pressão no trabalho como por situações de conflitos familiares.

Síndrome da Mão Alienígena

Uma desordem neurológica que pode surge depois de algum trauma craniano, onde o paciente durante uma situação cotidiana, do nada, começa uma guerra contra uma de suas mãos.
Uma situação completamente constrangedora, pois essa mão "alienígena", que para ele se torna um perigo eminente, chega a atacá-lo inclusive tentando estrangula-lo.

A causa normalmente é em decorrência de algum trauma que pode provocar um aneurisma ou um derrame. Esse transtorno não tem cura, porém os sintomas podem ser controlados com medicamentos e tratamento psiquiátrico.


Sindrome de Korsakov 

É um distúrbio neuropatológico que compromete a memória de curto prazo ficando incapaz de formar novas lembranças a partir do momento que a doença se desenvolveu, ou seja memórias anterógrada.

Já a memória retrógrada, que são as lembranças de longo prazo e mais antigas, aos poucos também vão se comprometendo. Portanto o paciente perde totalmente sua identidade e sua história, ficando  como um filme queimado, sem nenhum registro ou lembrança para caracterizar sua vida, ou seja sem memória retro-anterógrada. Diferente da Doença de Alzheimer que perde a memória recente.


Em consequência desse quadro severo surge as confabulações, criando situações fictícias preenchidas com lacunas imaginárias e desorientação temporoespacial, exatamente por não se localizar no tempo e não conseguir lembrar se o fato ocorreu agora ou anteriormente. 
Em casos muito avançados da doença, pode-se confundir os sintomas com a Síndrome de Goldfield, que é uma síndrome fictícia, onde todo dia se repete tudo de novo por não se lembrar do que aconteceu no dia anterior.

Sintomas

A causa dessa síndrome está associada à falta de vitamina B1(tiamina) principalmente se o paciente faz uso excessivo de bebida alcoólica (alcoolismo agudo) que impede a absorção da vitamina B1. Outros sintomas podem ser traumatismo craniano e intoxicação de monóxido de carbono. O paciente se torna apático, desinteressado de tudo e não percebe o que está acontecendo com ele.

Conheça outras sindromes raras:

Síndrome de Munchausem (Mania de inventar doenças)
https://luizagosuen.blogspot.com/2018/11/sindrome-de-munchhausen-inventando.html

Tricotilomania -( Mania de arrancar os cabelos
https://luizagosuen.blogspot.com/2018/09/tricolomania-transtorno-de-puxar-e.html

Alotriofagia ou Síndrome de Pica (Mania de comer coisas estranhas)
https://luizagosuen.blogspot.com/2016/09/transtorno-alimentar-alotriofagia-luiza.html

Sindrome de Cotard (Mania de achar que está morto)
https://luizagosuen.blogspot.com/2016/10/sindrome-de-cotard-um-zumbi-vivo-luiza.html
                     
Cleptomania (Mania de se apropriar de objetos alheios)
https://luizagosuen.blogspot.com/2016/09/cleptomania-um-impulso-cego-luiza-gosuen.html
                   

                   



20 de março de 2019

Síndromes Raras- (Capgras- Fregoli -Otelo)- Identificação Delirante e Ilusória - Luiza Gosuen

As Síndromes de Identificação delirante ilusórias alteram o comportamento causando confusão nas percepções e na maneira de vivenciar com outras pessoas, pois a imaginação cria ilusões que apenas o paciente consegue perceber.

**Síndrome de Capgras 


É uma rara desordem psiquiátrica onde o paciente apresenta um delírio de identificação ilusória e passa a acreditar que seus amigos, familiares ou até seu animal de estimação foi substituído por um sósia.
O primeiro caso foi relatado em 1923 pelo psiquiatra francês Joseph Capgras e foi utilizado o termo "L'illusion dês Sosies" (ilusão dos sósias) para descrever o quadro. 
O paciente diz reconhecer pessoas com feições idênticas a de pessoas conhecidas e até peculiaridades de lugares como sendo uma cópia exata de algum lugar que ele conhece.
Não se tem certo o que causa essa desordem, mas estudos ligam problemas emocionais reprimidos associados a desfunção orgânica anormal do cérebro que podem causar esse sentimento de desconexão, desconfiando de todos a sua volta.
O tratamento envolve terapias individuais com foco em delírios e medicamentos antipsicóticos.

**Síndrome de Fregoli



É um delírio com características ilusórias como na Síndrome de Capgras, porém nesse caso, o paciente acredita estar sendo perseguido por um parente ou pessoa conhecida. Acha que diferentes pessoas com rostos mascarados estão disfarçando a aparência em uma única pessoa para poder  enganá-lo e persegui-lo. A causa pode ser lesões cerebrais provocadas por pancadas na cabeça ou queda brusca com traumatismo craniano. Pode acontecer com lutadores ou mulheres que apanham de seus maridos ou por alguém que sofreu um  acidente grave.
Já foi relatado casos em pessoas saudáveis que antes não tinham nenhum registro de transtorno psiquiátrico, bem como já fora relatado, casos associados com esquizofrenia e doenças neurodegenerativas. É necessário uma avaliação cuidadosa com especialista, no caso, psiquiatra ou neurologista.
O tratamento é psiquiátrico com indicação de ansiolíticos associado com terapias psicológicas para fortalecer estruturas emocionais comprometidas.

**Síndrome de Otelo


Esse distúrbio psiquiátrico causa delírio de desconfiança e ciúmes exagerado. O paciente tem como sintoma a forte convicção que está sendo traído pelo seu parceiro. Vive na extrema fantasia que poderá pegar o parceiro no "fraga" a qualquer momento. Junta-se a isso, o fato de que a pessoa não consegue mais ver seu parceiro como ele é porque na cabeça dele tem a certeza que está sendo traído e que só precisa comprovar. Fica de maneira incessante procurando provas de sua infidelidade, sempre desconfiando de tudo, porém não sabe descrever porque tem essa desconfiança, que motivos levam a essa conclusão e nem como poderia ser a outra pessoa que estaria atrapalhando seu relacionamento.
O tratamento é feito em equipe, psiquiatra com introdução de medicamentos para a ansiedade ou depressão, conforme gravidade do caso e  o psicólogo atundo a com terapias comportamentais no equilíbrio das emoções e do ajuste comportamental.

4 de janeiro de 2019

Sindrome de Burnout - Luiza Gosuen


"Síndrome de Burnout é uma incapacitação crônica decorrente do desgaste comprometedor da vida profissional moderna e estressante com as atividades profissionais excessivas que geram angústia, levando ao limite suportável das atividades mentais e físicas"Luiza Gosuen
.
O nome "Burnout "vem do inglês que significa "esgotamento- fim da linha- acabou o combustível". O momento em que não dá mais. É preciso uma pausa  para reavaliar os valores e capacidades, para só depois recomeçar.

Tudo começa quando a pessoa é muito ambiciosa profissionalmente e quer fazer todo trabalho sozinha. Pensamentos e atitudes rápidas são características comuns. Querem resultados assertivos, com eficiência e num prazo curto de tempo. Pessoa exigente consigo mesma e com seus funcionários. Precisa de reconhecimento e elogios de maneira constante para se sentir motivada. Não delega tarefas e assume todo compromisso para si. Não consegue dizer "não" ficando muitas vezes até sem seu horário de almoço para terminar algum trabalho. Acontece também, quando a pessoa é  insegura e precisa mostrar sua capacidade ou quando ficou  muito tempo desempregada e agora precisa mostrar seu valor para garantir seu cargo na empresa.
Tudo surge junto, exaustão física e mental, como se tivesse corrido uma maratona. Não existe mais fôlego pra nada e a vida pessoal parece não ter mais sentido. É regido pela falta de prazer, mau-humor, implicância, desmotivação, desânimo, dificuldade de se organizar e memorizar seus compromissos.

Sintomas:

O distúrbio começa com um baixo rendimento nas funções. Sua perseverança e comprometimento na empresa, antes ao extremo, agora vai apresentando um  desgaste na produtividade que o incomoda. Sua dedicação já não acompanha os patamares de antes, não por incapacidade, mas por exaustão física e mental, por acúmulo de atividades, carga horária quase sem folga e nível alto de exigência consigo mesmo.

Os primeiros sintomas são:
*Alteração no sono - Insônia ou muita sonolência durante o dia;
*Alteração na alimentação - Come o tempo todo ou não sente fome;
*Preocupação exagerada com tudo- Emotividade à flor da pele;
*Sentimento de menos valia- Não se senti valorizada; 
*Incapacidade Produtiva- Preciso atingir minha meta e não estou conseguindo;
*Ansiedade- Não vou conseguir;

Depois vem o agravante com a evolução do quadro

*Surgimento de doenças físicas, começando com a falta de imunidade;
*Dor de cabeça;
*Pressão alta e em alguns casos com sudorese excessiva;
*Batimentos cardíacos acelerados;
*Dores musculares no corpo todo;
*Problemas gastrointestinais - intestino preso ou diarreia também podem ocorrer;
*Uso de medicamentos sem prescrição médica;
*Uso de bebidas alcoólicas, tabaco e drogas ilícitas;



Diagnóstico e Tratamento

É necessário que o profissional reconheça que está precisando de ajuda e que precisa equilibrar seu nível de satisfação e produtividade para obter uma qualidade de vida saudável, tanto para sua saúde física e mental quanto para uma adequação com seu trabalho, voltando a alcançar o êxito de antes, sem que isso prejudique sua vida e sua empresa, mas agora respeitando seu limite físico e mental.

O tratamento deve ser feito com ajuda de psicólogo e psiquiatra, podendo ser necessário medicamentos para controlar a ansiedade e terapia comportamental que será de muita importância nesse momento para diminuir o estresse.



Teste sugestivo

**Importante ressaltar: Esse teste é apenas para uma avaliação informal, porém a confirmação do distúrbio e orientação de conduta deve ser feita mediante laudo profissional de psicólogo ou psiquiatra.

Para sua avaliação use esses conceitos para cada pergunta:
 Nunca(1) Raramente(2) Às vezes(3) Todo tempo(4) Com muita frequência(5)


1 Você se sente deprimido (a) como se sua energia física e emocional estivesse exaurida?
2 Você acha que está propenso (a) a pensar negativamente sobre seu emprego? 
3 Você se considera mais frio (a) e/ou menos sensível com as outras pessoas do que possivelmente merecem? 
4 Você fica irritado (a) facilmente com os pequenos problemas ou com seus colegas de trabalho e sua equipe?
5 Você se sente incompreendido (a) ou desconsiderado (a) pelos seus colegas de trabalho?
6 Você sente que não há nada para conversar? 


7 Você acha que está realizando menos do que deveria?
8 Você se sente em um nível incômodo em relação à pressão para obter êxito?
9 Você sente que não está conseguindo o que quer fora do seu emprego? 


10 Você sente que está na empresa ou profissão errada?
11 Você está ficando frustrado (a) com partes do seu trabalho?
12 Você sente que a burocracia e a política organizacional frustram sua habilidade de realizar um bom
trabalho?


13 Você sente que há mais trabalho do que você tem habilidade de realizar na prática?
14 Você sente que não tem tempo para realizar muitas coisas que são importantes e fazer um trabalho com qualidade?
15 Você acha que não tem tempo para planejar tanto quanto você gostaria?


Interpretação do resultado: Some os pontos obtidos.
Avalie a sua pontuação
15 – 18
Nenhum sinal de Burnout.
19-32
Pequeno sinal de Burnout.
33-49
Cuidado, você corre o risco de Burnout, 
50-59
Você está com evidentes sinais de Burnout .
60-75
Você está com sintomas acentuados de Burnout. 

*Fonte do teste sobre BURNOUT:
 http://idhl.com.br/wp-content/uploads/2014/06/Teste-Burnout.pdf
Goris Passos - Pós-graduada em Gestão Estratégica em Recursos Humanos pela Faculdade Joaquim Nabuco; Graduada em Turismo pela Faculdade Integrada do Recife – FIR

10 de dezembro de 2018

Nossas emoções X Nosso humor - Luiza Gosuen


As emoções refletem o que sentimos e como estamos vivenciando nosso momento. Tem dia que acordamos, abrimos a janela, nos deliciamos com o acariciar do sol em  nosso rosto, permitimos que ele entre em nosso quarto e nos faça  respirar fundo de contentamento. Este é um dos dias que nos sentimos radiantes, felizes e ao olharmos no espelho sorrimos para nós mesmos e gostamos do que estamos vendo. Então, penteamos os cabelos, fazemos uma maquiagem leve e nos achamos incríveis...até tiramos uma selfie. Nesse dia nada irá tirar nossa alegria porque tudo está harmonizado e  estamos de bem com a vida.



Mas, tem aquele dia que nos sentimos pesados, não queremos nos levantar. Cobrimos o rosto com o lençol como se quiséssemos nos esconder do mundo, da vida, de nós mesmos. Todos os pensamentos nos fazem sentir tristes, desprezados, inúteis, infelizes. Com muito custo, saímos da cama e ao olharmos no espelho não gostamos do que vemos, não temos vontade de pentear os cabelos, lavar o rosto e fazer a maquiagem, não lembramos de passar nem filtro solar e saímos para trabalhar empurrados, chateados, nos sentindo feios e sem graça.


Por que isto acontece? 
Algumas vezes são os acontecimentos da vida ou problemas pessoais que fazem nossas emoções se  transformarem e entristecer nosso dia, mas outras vezes  pode ser nosso corpo se manifestando e dando um alarme, principalmente se não estivermos tratando-o  como ele merece ou seja, com alimentação saudável, boa hidratação e atividade física adequada
Nesse momento, o corpo se revela e mostra através das emoções o que está se passando em nosso interior.

Muitas vezes, temos em nosso convívio, e por vezes até entre familiares, pessoas que apenas conseguem nos enxergar quando precisam de nossa ajuda em  momento de dificuldade ou de uma perda. São pessoas que abusam de nosso favor ou generosidade sem serem capazes de ver além do que podemos fazer ou do que sentimos. Esquecem que temos sentimentos ou necessidades de afeto e que um agradecimento ou um elogio podem ser até maior do que o pagamento pelo serviço.

Ofender alguém com palavras ou atos impensados pode no fundo, apenas estragar o nosso dia, deixar aquele gosto amargo na boca sendo que isso não irá levar a nada e nem resolver o problema. É melhor antes de esbravejar, conversar e saber os motivos que levaram a pessoa a cometer essa atitude que nos tirou do sério. 

Lembrem-se: A palavra torpe é como uma faca de dois gumes e depois de dita, não volta atrás e já se revelou o estrago. Portanto, a paciência e sabedoria podem ser nossas aliadas nessa situação.

Temos 4 órgãos essenciais que nos regem: Coração, Rins, Cérebro e Fígado. Cada um com funções específicas e essenciais para o funcionamento vital e equilíbrio emocional de nosso corpo.


O Coração- Movimenta nossa seiva - o sangue. É responsável  por atitudes positivas como: sorrir, brincar, orar, valorizar, produzir, ajudar, agradecer, compartilhar, cooperar, criar, apaziguar, estimular e amar. Evidencia nosso lado BONITO, quando estamos com autoestima alta, amando e sendo amados, tendo reconhecimento, sendo produtivos, com bom humor e com os  valores e crenças aprimorados. Alimenta nossas emoções boas e domina a maior de todas - o Amor.

Os Rins- Responsáveis por filtrar as impurezas do sangue,  manter nossos órgãos  hidratados e o controle  arterial adequado. Em nossas emoções ameniza sentimentos ruins quando estamos nos sentindo infelizes, insatisfeitos, desprezados, ignorados, enganados, ansiosos, descontrolados, preconceituosos, sem domínio próprio, com vício em substâncias tóxicas, bravos com tudo que acontece. Os rins então atuam como apaziguador trazendo equilíbrio, controlando o mau humor, revendo sentimentos relaxantes e promovendo a paz  interior. Em relação às nossas emoções atua no nosso lado  FEIO .


O Fígado- Responsável por limpar nosso interior dos exageros que cometemos e resgatar o que de bom temos para que nosso 
corpo possa voltar a ter bem-estar. 
Ele atua em nossas emoções no pior que podemos produzir - o MAL. Revela sentimentos como vingança, raiva, fofoca, desprezo, preconceito, julgamento, maledicência. Surge de maneira premeditada ou no calor do momento, com palavras injuriosas, expondo o descontrole comportamental, maldade, ofensa, inveja, dores de cabeça que impossibilitam pensar de maneira razoável, incapacidade 
produtiva, sentimento de ódio e destruição. Atua em nossas emoções como depurador.


¨O vício é um fantasma que assombra sua vida, despreza suas qualidades, zomba de suas capacidades e o pior é que você abre as portas para ele, o coloca em sua vida, o alimenta, o deixa em lugar de destaque e, de maneira submissa aceita que ele o mate¨. Luiza Gosuen 

Não devemos falar do que não sabemos, do que ouvimos dizer e não comentarmos sobre a vida dos outros. O "erro" dessa pessoa pode ser o nosso erro um dia. E o que é errado? Cada pessoa tem o direito de viver conforme seu pensamento e desejo, desde que respeite o direito dos outros. Se ela está feliz, isso deve ser o que importa. Não devemos discriminar e nem apontar para o que julgamos não ser o certo. Lembrem-se: Quase sempre o que incomoda na atitude de outra pessoa, na maioria das vezes inconscientemente, desejamos ser ou fazer o mesmo que essa pessoa está fazendo. Então, que possamos assumir também o que temos por desejo e, se realmente aquela atitude nos incomodar, devemos pensar apenas no que a pessoa tem como sendo de nossa aprovação pessoal, pois todos temos valores, basta ver com outros olhos.


O Cérebro- Responsável por nosso controle, raciocínio lógico, efeito ação e reação,  atitudes sensatas,  planejamento geral de nossas atividades, nossa preservação física, por executar os talentos, calcular as metas e o cuidado de nosso bem maior que é a vida. 
Em nossas emoções atua no que temos de BOM. Rege nosso dia quando tudo está normal, com finanças controladas, saúde perfeita, trabalho estabilizado, capacidade de fazer o bem.




Alterações no funcionamento desses órgãos fazem desbalancear nossas emoções, provocando estranheza e reações que afetam o comportamento emocional e comportamental.

É preciso que tenhamos tempo para conviver conosco mesmo, entender e superar o que possa causar esse desequilíbrio, tanto no funcionamento de nosso corpo como na liberação de nossas emoções afinal, somos na maioria das vezes emoção pura e o funcionamento de nosso corpo se faz silenciosamente e com eficiência sem precisar de nossa ajuda, se não maltratarmos nossa saúde e gostarmos do que somos, porém as emoções e suas manifestações dependem de nosso controle e discernimento, principalmente se forem emoções negativas.
É preciso estar atento aos nossos pensamentos, palavras e atitudes para não perdermos o equilíbrio e o controle das situações, mesmo quando somos humilhados ou desprezados. Devemos tentar nos acalmar, respirar fundo e pensar se vale a pena fazer algo no calor do momento. Pode até não ser justo, mas ações impensadas podem destruir nossa paz.  




Para refletir:
"Precisamos de pouca coisa para viver e menos ainda para ser feliz". Luiza Gosuen