10 de dezembro de 2018

Nossas emoções X Nosso humor - Luiza Gosuen


As emoções refletem o que sentimos e como estamos vivenciando nosso momento. Tem dia que acordamos, abrimos a janela, nos deliciamos com o acariciar do sol em  nosso rosto, permitimos que ele entre em nosso quarto e nos faça  respirar fundo de contentamento. Este é um dos dias que nos sentimos radiantes, felizes e ao olharmos no espelho sorrimos para nós mesmos e gostamos do que estamos vendo. Então, penteamos os cabelos, fazemos uma maquiagem leve e nos achamos incríveis...até tiramos uma selfie. Nesse dia nada irá tirar nossa alegria porque tudo está harmonizado e  estamos de bem com a vida.



Mas, tem aquele dia que nos sentimos pesados, não queremos nos levantar. Cobrimos o rosto com o lençol como se quiséssemos nos esconder do mundo, da vida, de nós mesmos. Todos os pensamentos nos fazem sentir tristes, desprezados, inúteis, infelizes. Com muito custo, saímos da cama e ao olharmos no espelho não gostamos do que vemos, não temos vontade de pentear os cabelos, lavar o rosto e fazer a maquiagem, não lembramos de passar nem filtro solar e saímos para trabalhar empurrados, chateados, nos sentindo feios e sem graça.


Por que isto acontece? 
Algumas vezes são os acontecimentos da vida ou problemas pessoais que fazem nossas emoções se  transformarem e entristecer nosso dia, mas outras vezes  pode ser nosso corpo se manifestando e dando um alarme, principalmente se não estivermos tratando-o  como ele merece ou seja, com alimentação saudável, boa hidratação e atividade física adequada
Nesse momento, o corpo se revela e mostra através das emoções o que está se passando em nosso interior.

Muitas vezes, temos em nosso convívio, e por vezes até entre familiares, pessoas que apenas conseguem nos enxergar quando precisam de nossa ajuda em  momento de dificuldade ou de uma perda. São pessoas que abusam de nosso favor ou generosidade sem serem capazes de ver além do que podemos fazer ou do que sentimos. Esquecem que temos sentimentos ou necessidades de afeto e que um agradecimento ou um elogio podem ser até maior do que o pagamento pelo serviço.

Ofender alguém com palavras ou atos impensados pode no fundo, apenas estragar o nosso dia, deixar aquele gosto amargo na boca sendo que isso não irá levar a nada e nem resolver o problema. É melhor antes de esbravejar, conversar e saber os motivos que levaram a pessoa a cometer essa atitude que nos tirou do sério. 

Lembrem-se: A palavra torpe é como uma faca de dois gumes e depois de dita, não volta atrás e já se revelou o estrago. Portanto, a paciência e sabedoria podem ser nossas aliadas nessa situação.

Temos 4 órgãos essenciais que nos regem: Coração, Rins, Cérebro e Fígado. Cada um com funções específicas e essenciais para o funcionamento vital e equilíbrio emocional de nosso corpo.


O Coração- Movimenta nossa seiva - o sangue. É responsável  por atitudes positivas como: sorrir, brincar, orar, valorizar, produzir, ajudar, agradecer, compartilhar, cooperar, criar, apaziguar, estimular e amar. Evidencia nosso lado BONITO, quando estamos com autoestima alta, amando e sendo amados, tendo reconhecimento, sendo produtivos, com bom humor e com os  valores e crenças aprimorados. Alimenta nossas emoções boas e domina a maior de todas - o Amor.

Os Rins- Responsáveis por filtrar as impurezas do sangue,  manter nossos órgãos  hidratados e o controle  arterial adequado. Em nossas emoções ameniza sentimentos ruins quando estamos nos sentindo infelizes, insatisfeitos, desprezados, ignorados, enganados, ansiosos, descontrolados, preconceituosos, sem domínio próprio, com vício em substâncias tóxicas, bravos com tudo que acontece. Os rins então atuam como apaziguador trazendo equilíbrio, controlando o mau humor, revendo sentimentos relaxantes e promovendo a paz  interior. Em relação às nossas emoções atua no nosso lado  FEIO .


O Fígado- Responsável por limpar nosso interior dos exageros que cometemos e resgatar o que de bom temos para que nosso 
corpo possa voltar a ter bem-estar. 
Ele atua em nossas emoções no pior que podemos produzir - o MAL. Revela sentimentos como vingança, raiva, fofoca, desprezo, preconceito, julgamento, maledicência. Surge de maneira premeditada ou no calor do momento, com palavras injuriosas, expondo o descontrole comportamental, maldade, ofensa, inveja, dores de cabeça que impossibilitam pensar de maneira razoável, incapacidade 
produtiva, sentimento de ódio e destruição. Atua em nossas emoções como depurador.


¨O vício é um fantasma que assombra sua vida, despreza suas qualidades, zomba de suas capacidades e o pior é que você abre as portas para ele, o coloca em sua vida, o alimenta, o deixa em lugar de destaque e, de maneira submissa aceita que ele o mate¨. Luiza Gosuen 

Não devemos falar do que não sabemos, do que ouvimos dizer e não comentarmos sobre a vida dos outros. O "erro" dessa pessoa pode ser o nosso erro um dia. E o que é errado? Cada pessoa tem o direito de viver conforme seu pensamento e desejo, desde que respeite o direito dos outros. Se ela está feliz, isso deve ser o que importa. Não devemos discriminar e nem apontar para o que julgamos não ser o certo. Lembrem-se: Quase sempre o que incomoda na atitude de outra pessoa, na maioria das vezes inconscientemente, desejamos ser ou fazer o mesmo que essa pessoa está fazendo. Então, que possamos assumir também o que temos por desejo e, se realmente aquela atitude nos incomodar, devemos pensar apenas no que a pessoa tem como sendo de nossa aprovação pessoal, pois todos temos valores, basta ver com outros olhos.


O Cérebro- Responsável por nosso controle, raciocínio lógico, efeito ação e reação,  atitudes sensatas,  planejamento geral de nossas atividades, nossa preservação física, por executar os talentos, calcular as metas e o cuidado de nosso bem maior que é a vida. 
Em nossas emoções atua no que temos de BOM. Rege nosso dia quando tudo está normal, com finanças controladas, saúde perfeita, trabalho estabilizado, capacidade de fazer o bem.




Alterações no funcionamento desses órgãos fazem desbalancear nossas emoções, provocando estranheza e reações que afetam o comportamento emocional e comportamental.

É preciso que tenhamos tempo para conviver conosco mesmo, entender e superar o que possa causar esse desequilíbrio, tanto no funcionamento de nosso corpo como na liberação de nossas emoções afinal, somos na maioria das vezes emoção pura e o funcionamento de nosso corpo se faz silenciosamente e com eficiência sem precisar de nossa ajuda, se não maltratarmos nossa saúde e gostarmos do que somos, porém as emoções e suas manifestações dependem de nosso controle e discernimento, principalmente se forem emoções negativas.
É preciso estar atento aos nossos pensamentos, palavras e atitudes para não perdermos o equilíbrio e o controle das situações, mesmo quando somos humilhados ou desprezados. Devemos tentar nos acalmar, respirar fundo e pensar se vale a pena fazer algo no calor do momento. Pode até não ser justo, mas ações impensadas podem destruir nossa paz.  




Para refletir:
"Precisamos de pouca coisa para viver e menos ainda para ser feliz". Luiza Gosuen 

Um comentário:

  1. Parabéns prima, gostei muito, umas imagens e seus conteúdos dever ser salvas por mim, para divulgar no meu facebook, tenhas um excelente dia de Natal.

    ResponderExcluir