23 de abril de 2019

Síndromes Raras relacionadas à Sexualidade - (PSAS- KORO) - Luiza Gosuen

Síndromes relacionadas á sexualidade do tipo raro são transtornos perturbadores que levam o paciente ao constrangimento perante outras pessoas por acontecer crises de orgasmos de maneira inesperada e outras vezes fazendo com que os pacientes se isolem completamente do meio social em virtude de seu comportamento, dito como inadequado.


Síndrome de Excitação Sexual Persistente (PSAS)

São crises de orgasmos inesperadas e inoportunas, que desencadeiam sem relação com desejo sexual do paciente. Não causam prazer sexual e surgem do nada, em qualquer lugar e persistem por um período prolongado, deixando a pessoa constrangida e desestimulada a sentir orgasmos mesmo quando numa relação com seu parceiro, por medo da situação sair do controle.

As causas são desconhecidas, já que não estão ligadas ao aumento da libido, nem de hipersexualidade ou de orgasmos múltiplos. É mais comum, apesar de rara, em mulheres adolescentes e não é compulsão sexual é um distúrbio, onde muitas vezes a pessoa é julgada como sendo depravada, porém é uma crise involuntária que precisa ser tratada pois provoca ataques de pânico e dores incontroláveis devido aos orgasmos incessantes pressionando a pessoa a querer fazer sexo o tempo todo para poder controlar aquela sensação que não é desejada.

Em homens é ainda mais raro, mas temos relato de caso de homem ter tido mais de cem orgasmos em um dia. O tratamento é feito através de Terapia Cognitiva-Sexual e está sendo desenvolvido pela Universidade de Michigan.Um método ainda em estudo com medicamentos, porém ainda não se sabe a causa e como tratar de maneira definitiva.

 Síndrome da Redução Genital ou Síndrome de Koro -



É um distúrbio mental onde o paciente acredita e tem um medo irracional que seu pênis esteja encolhendo. O termo "Koro" vem do malaio e se refere ao ato da tartaruga encolher sua cabeça dentro do casco. Essa fobia pode estar associada ao Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

Os relatos mais comuns estão na China, Índia e Japão. Nesse caso é mais raro ainda acontecer com mulheres, mas pode acontecer de ficar atormentada achando que os seios estão sumindo, porém tudo não passa de problemas psicológicos ligados à ansiedade causada pelo medo que a pessoa desenvolve em sua mente, que é fruto da sua imaginação.

Esse tipo de medo pode causar lesões comprometedoras pois o paciente coloca talas ou amarra os genitais para não sumirem e em casos extremos podem levar inclusive à morte.

O tratamento é feito com terapias psicológicas e acompanhamento psiquiátrico com uso de medicamentos ansiolíticos, quando necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário