20 de março de 2019

Síndromes Raras- (Capgras- Fregoli -Otelo)- Identificação Delirante e Ilusória - Luiza Gosuen

As Síndromes de Identificação delirante ilusórias alteram o comportamento causando confusão nas percepções e na maneira de vivenciar com outras pessoas, pois a imaginação cria ilusões que apenas o paciente consegue perceber.

**Síndrome de Capgras 


É uma rara desordem psiquiátrica onde o paciente apresenta um delírio de identificação ilusória e passa a acreditar que seus amigos, familiares ou até seu animal de estimação foi substituído por um sósia.
O primeiro caso foi relatado em 1923 pelo psiquiatra francês Joseph Capgras e foi utilizado o termo "L'illusion dês Sosies" (ilusão dos sósias) para descrever o quadro. 
O paciente diz reconhecer pessoas com feições idênticas a de pessoas conhecidas e até peculiaridades de lugares como sendo uma cópia exata de algum lugar que ele conhece.
Não se tem certo o que causa essa desordem, mas estudos ligam problemas emocionais reprimidos associados a desfunção orgânica anormal do cérebro que podem causar esse sentimento de desconexão, desconfiando de todos a sua volta.
O tratamento envolve terapias individuais com foco em delírios e medicamentos antipsicóticos.

**Síndrome de Fregoli



É um delírio com características ilusórias como na Síndrome de Capgras, porém nesse caso, o paciente acredita estar sendo perseguido por um parente ou pessoa conhecida. Acha que diferentes pessoas com rostos mascarados estão disfarçando a aparência em uma única pessoa para poder  enganá-lo e persegui-lo. A causa pode ser lesões cerebrais provocadas por pancadas na cabeça ou queda brusca com traumatismo craniano. Pode acontecer com lutadores ou mulheres que apanham de seus maridos ou por alguém que sofreu um  acidente grave.
Já foi relatado casos em pessoas saudáveis que antes não tinham nenhum registro de transtorno psiquiátrico, bem como já fora relatado, casos associados com esquizofrenia e doenças neurodegenerativas. É necessário uma avaliação cuidadosa com especialista, no caso, psiquiatra ou neurologista.
O tratamento é psiquiátrico com indicação de ansiolíticos associado com terapias psicológicas para fortalecer estruturas emocionais comprometidas.

**Síndrome de Otelo


Esse distúrbio psiquiátrico causa delírio de desconfiança e ciúmes exagerado. O paciente tem como sintoma a forte convicção que está sendo traído pelo seu parceiro. Vive na extrema fantasia que poderá pegar o parceiro no "fraga" a qualquer momento. Junta-se a isso, o fato de que a pessoa não consegue mais ver seu parceiro como ele é porque na cabeça dele tem a certeza que está sendo traído e que só precisa comprovar. Fica de maneira incessante procurando provas de sua infidelidade, sempre desconfiando de tudo, porém não sabe descrever porque tem essa desconfiança, que motivos levam a essa conclusão e nem como poderia ser a outra pessoa que estaria atrapalhando seu relacionamento.
O tratamento é feito em equipe, psiquiatra com introdução de medicamentos para a ansiedade ou depressão, conforme gravidade do caso e  o psicólogo atundo a com terapias comportamentais no equilíbrio das emoções e do ajuste comportamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário