23 de abril de 2019

Síndromes Raras (Maldição de Ondina, Cabeça Explosiva, Mão Alienígena, Korsakov)

As síndromes raras e estranhas vem aumentando a cada ano desde quando foi oficializado em 1952, pelo DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais) que é o que define as síndromes para psiquiatras e psicanalistas. Se tornou um manual de pesquisa para os profissionais com classificação de acordo com os sintomas, onde se tinha até então 106 síndromes registradas e aumentou para 365 em pouco tempo, e continua aumentando, o que nos leva a repensar os critérios de normalidade, seus limites e sintomas que alteram esse padrão. Atualmente, já são registradas cerca de oito mil Doenças Raras, muitas delas em crianças que morrem antes dos 5 anos de idade.

Síndrome da hipoventilação central congênita (CCHS) ou Maldição de Ondina

Doença rara e que tem poucos casos no mundo. Tem esse nome em referência a Ondina, ninfa das águas, personagens lendária da mitologia pagã germânica, que se apaixonou por um homem e que se ele a traísse, ela o amaldiçoaria tirando-lhe a respiração enquanto estivesse dormindo.


Sintomas

A síndrome é causada por uma desordem no sistema nervoso central alterando o automatismo do sistema respiratório, fazendo com que a pessoa esqueça de respirar.
Pesquisadores descobriram que isso se dá em decorrência a uma má formação do bulbo cerebral, causada pela mutação de um gene onde os receptores químicos não transmitem os sinais nervosos para que a respiração se efetue de maneira natural.

Tratamento

Algumas vezes a pessoa precisa,  principalmente quando vai dormir, de um ventilador ligado ao lado para lhe fornecer maior quantidade de ar para sua respiração. Já em casos mais graves se faz necessário ventilação mecânica durante 24 horas, para que a pessoa não morra sufocada e sem ar.
Pode ocorrer inclusive em bebês que morrem sufocados enquanto dormem.
Um tratamento mais efetivo é uma cirurgia onde se coloca um marca-passo no nervo frênico para o controle respiratório, porém é uma cirurgia muito cara o que impossibilita que as pessoas possam se beneficiar desse procedimento.


Síndrome da cabeça explosiva 

Nessa síndrome o paciente leva sustos com ruídos muito alto e assustadores onde apenas ela ouve.
A pessoa passa a ouvir explosões do nada, dentro da própria cabeça. Não causa dor, porém o paciente fica muito assustado porque as crises surgem durante o sono, poucas horas depois de adormecer. Acorda desnorteado com uma explosão que aconteceu apenas dentro da cabeça do paciente. A causa está associada a fadiga e estresse, tanto por pressão no trabalho como por situações de conflitos familiares.

Síndrome da Mão Alienígena

Uma desordem neurológica que pode surge depois de algum trauma craniano, onde o paciente durante uma situação cotidiana, do nada, começa uma guerra contra uma de suas mãos.
Uma situação completamente constrangedora, pois essa mão "alienígena", que para ele se torna um perigo eminente, chega a atacá-lo inclusive tentando estrangula-lo.

A causa normalmente é em decorrência de algum trauma que pode provocar um aneurisma ou um derrame. Esse transtorno não tem cura, porém os sintomas podem ser controlados com medicamentos e tratamento psiquiátrico.


Sindrome de Korsakov 

É um distúrbio neuropatológico que compromete a memória de curto prazo ficando incapaz de formar novas lembranças a partir do momento que a doença se desenvolveu, ou seja memórias anterógrada.

Já a memória retrógrada, que são as lembranças de longo prazo e mais antigas, aos poucos também vão se comprometendo. Portanto o paciente perde totalmente sua identidade e sua história, ficando  como um filme queimado, sem nenhum registro ou lembrança para caracterizar sua vida, ou seja sem memória retro-anterógrada. Diferente da Doença de Alzheimer que perde a memória recente.


Em consequência desse quadro severo surge as confabulações, criando situações fictícias preenchidas com lacunas imaginárias e desorientação temporoespacial, exatamente por não se localizar no tempo e não conseguir lembrar se o fato ocorreu agora ou anteriormente. 
Em casos muito avançados da doença, pode-se confundir os sintomas com a Síndrome de Goldfield, que é uma síndrome fictícia, onde todo dia se repete tudo de novo por não se lembrar do que aconteceu no dia anterior.

Sintomas

A causa dessa síndrome está associada à falta de vitamina B1(tiamina) principalmente se o paciente faz uso excessivo de bebida alcoólica (alcoolismo agudo) que impede a absorção da vitamina B1. Outros sintomas podem ser traumatismo craniano e intoxicação de monóxido de carbono. O paciente se torna apático, desinteressado de tudo e não percebe o que está acontecendo com ele.

Conheça outras sindromes raras:

Síndrome de Munchausem (Mania de inventar doenças)
https://luizagosuen.blogspot.com/2018/11/sindrome-de-munchhausen-inventando.html

Tricotilomania -( Mania de arrancar os cabelos
https://luizagosuen.blogspot.com/2018/09/tricolomania-transtorno-de-puxar-e.html

Alotriofagia ou Síndrome de Pica (Mania de comer coisas estranhas)
https://luizagosuen.blogspot.com/2016/09/transtorno-alimentar-alotriofagia-luiza.html

Sindrome de Cotard (Mania de achar que está morto)
https://luizagosuen.blogspot.com/2016/10/sindrome-de-cotard-um-zumbi-vivo-luiza.html
                     
Cleptomania (Mania de se apropriar de objetos alheios)
https://luizagosuen.blogspot.com/2016/09/cleptomania-um-impulso-cego-luiza-gosuen.html
                   

                   



Um comentário:

  1. Esclarecedor seu artigo e, ao mesmo tempo, assustador por saber da existência e descoberta de tantos transtornos causados pelo cérebro!

    ResponderExcluir