9 de setembro de 2018

Tricotilomania- Transtorno de puxar e arrancar os pelos do corpo - Luiza Gosuen


 
" Tricotilomania é um transtorno psicológico com impulsos incontroláveis de arrancar pelos do corpo proporcionando uma satisfação imediata com o ato. É como resolver de forma instantânea tudo que está causando aborrecimento, incômodo ou mal-estar, ou seja arrancando o pelo senti-se como que eliminando aquele conflito do momento. Só depois passa a sensação de sufoco e volta o alívio. É uma pedra no caminho que precisa ser retirada - agora".  Luiza Gosuen..






Tricotilomania - O nome vem do grego Trico (cabelo) + Tilo (puxar) + mania. Esse comportamento de puxar e arrancar os pelos (Tricotilomania- TTM) apesar de se ter registro desde a Antiguidade,  foi somente na última década que se tornou um diagnóstico importante, considerando o aumento de casos na população, cerca de 3% e  só  agora foi  incluída no DSM-IV-TR  (The Diagnostic and  Statistical  Manual of  Mental Disorder 4 - Text Revision), como sendo um Transtorno no Controle dos Impulsos.


 É um impulso incontrolável e recorrente de arrancar os cabelos, cílios, sobrancelha, barba ou bigode. Não muito frequente, temos casos com impulso por arrancar pelos dos braços, pernas, púbis e tórax. 
O paciente normalmente tem um ritual para esse procedimento. Alguns escolhem previamente o fio que irá puxar e pode escolher diversos critérios desde,  os fios brancos, finos, grossos crespos e fazem isso de maneira consciente.  Em outros casos, o processo acontece de maneira automática diante de alguma situação como: lendo, dirigindo, trabalhando, falando ao telefone, ouvindo uma palestra ou  vendo um filme, onde arrancam os fios sem nem perceber ou se dar conta do que fizeram. E, muitas vezes, o processo ainda continua, passando os fios nos lábios, mordendo a raiz, enrolando os fios nos dedos e depois engolindo. Tudo isso quase que num procedimento de acariciar-se, para aliviar a tensão e trazer bem-estar e prazer ao paciente.

Consequência



Apesar do prazer que o paciente sente depois do ato, essa prática é uma automutilação e traz consequências sérias como alopecia ( calvície ou falhas) que gera constrangimento principalmente para as mulheres, levando à  insegurança, isolamento, vergonha e culpa. A pessoa passa a usar bonés, lenços, chapéu, roupas de manga longa e outros acessórios para disfarçar o problema, adiando a procura por ajuda e até mesmo de ser observado por pessoas próximas.

Causas

 Podem estar ligadas a hereditariedade e alterações químicas do cérebro que envolvam a deficiência de alguns neurotransmissores como a dopamina, noradrenalina e serotonina, responsáveis pelo humor e satisfação . Algumas crianças por sofrer discriminação, preconceito, bullying e abuso sexual podem apresentar esse comportamento e não contar nada a ninguém, bem como adolescentes por volta de 11 a 15 anos, com tendências depressivas, transtorno obsessivo compulsivo, conflitos de relacionamento social  em casa (com pais e irmãos), na escola (com professores e cobrança no desempenho escolar), no pessoal (com colegas e namorado) ou alteração nas funções hormonais que cause ansiedade e angústia..

Sintomas


*Puxar os fios de qualquer parte do corpo, repetidas vezes
*Sentir satisfação em arrancar os fios.
* Sentir-se aliviado e desestressado após arrancar os fios. 
*Ter um certo ritual antes de arrancar os fios como: enrolar no dedo, massagear,   
  esfregar os fios entre os dedos.
*Arrancar o fio e morder, mastigar ou engolir os fios. Outras vezes, ficar    
  enrolando os fios entre os dedos e fazer bolinhas.
*Stresse e ansiedade
*Obstrução intestinal

Pessoas com esses comportamentos também desenvolvem outros hábitos como: morder os lábios, roer as unhas, tirar melecas do nariz e comer.
Muitas vezes,só é percebido por familiares quando já está avançado o processo pois praticam essas manias quando estão sozinhas. Mudam  os hábitos de se vestirem com acessórios para esconder o problema da falta dos cabelos.
Os sintomas podem começar na infância, adolescência ou na fase adulta. Normalmente, mais frequente entre as mulheres. 


Sintomas mais comuns observados são: depressão, baixa autoestima, mal humor, stresse emocional, ansiedade. No trabalho, pode interferir no relacionamento com outras pessoas por sentir-se socialmente isolada e com vergonha de seu problema. Nos relacionamentos pessoais também se afasta para não ter que revelar seu problema com seu parceiro.
 No físico, pode interferir no trato digestivo com Tricofagia quando engole fios de cabelo e forma benzoares ou seja, bolas de cabelo no intestino causando vômitos, perda de peso, obstrução intestinal e até a  morte.Também pode acometer de infecções na pele em decorrência dos machucados causados.

 
Tricofagia ou Síndrome de Rapunzel é uma doença do trato intestinal que causa obstrução do intestino em decorrência de tufos de cabelos armazenados, formando um emaranhados com os fios que foram engolidos, em pessoas que têm mania de comer cabelo.



 Este é um exemplo de Benzoares  muito grande, que são tufos de cabelos retirados cirurgicamente do intestino de pacientes com tricotilomania.







Tratamento
O tratamento envolve uma equipe multidisciplinar, começando com um Dermatologista para avaliar a extensão do problema na pele e quando necessário, certificar-se do diagnóstico e tratamento das lesões. Em casos muito graves, o paciente será encaminhado para um Psiquiatra que irá fazer uso de antidepressivos para controle da ansiedade, dos impulsos comportamentais e recaptação de serotonina.  É fundamental o apoio de um Psicólogo com terapia cognitiva comportamental para a reversão do hábito de arrancar os fios e também entender o motivo ou situação do descontrole emocional que leva a pessoa a cometer esse ato de agressividade contra si mesmo. Irá administrar os sentimentos emocionais e a ansiedade com técnica de autocontrole, avaliar o que desencadeia e estimular  novos comportamentos que  proporcionem satisfação, agora sem ansiedade. 
O terapeuta também atua no apoio junto à família, que tem papel essencial no dia a dia, observando o paciente e interagindo com ele no sentindo de  conscientizá-lo do ato no momento do gatilho que dispara o impulso.
A pratica de atividades físicas são recomendadas para aliviar a ansiedade, principalmente na companhia de uma pessoa amiga e de confiança do paciente, para ajudá-lo na autoestima.
Se o paciente aceitar que tem o problema e que precisa de ajuda será mais fácil atingir a meta e conseguir bons resultados.

Não há exames específicos que possam mensurar esse comportamento, porém o exame médico para afastar a possibilidade de outra doença física é muito importante.

2 comentários:

  1. Explicação de fácil entendimento, conteúdo completo, com tudo o que se deve saber a respeito do problema. Perfeito, como os demais artigos da autora.

    ResponderExcluir
  2. HERPES é uma doença séria e recorrente que não pode ser curada através de medicamentos ou injeções por médicos americanos, mas a melhor maneira de lidar com o Herpes é tomando remédios naturais para ervas, tenho um vermelho sobre DR JAMES, o grande médico herbalista que curou do herpes com seu poderoso remédio herbal. Entrei em contato com ele para saber como ele pode me ajudar e ele me disse para nunca se preocupar que ele me ajudaria com as ervas naturais! Depois de dois dias em contato com ele, ele me disse que a cura estava pronta e a enviou para mim via UPS SPEED POST e chegou a mim depois de 4 dias eu usei o remédio como ele me instruiu (MANHÃ E NOITE) e fui curado! É realmente como um sonho, mas estou muito feliz! Para as pessoas que sofrem de herpes e outras doenças, como efeitos do reto, danos no intestino, obstrução intestinal, doença do ovário, câncer, hipotireoidismo, herpes, DPOC, HIV, artrite, doença de Lyme, HPV, infecções, doença hepática, doenças autoimunes, doença de Parkinson, Lúpus, Nefrologia e Hipertensão, Neurologia, Obstetrícia, Ginecologia e Saúde da Mulher, Oncologia, Pediatria, Pulmonar, MIELOFIBROSE AGUDA, sintomas de ALZHEIMER, CÂNCER DE MAMA, DIABETES, PERDA DE CABELO E TRATAMENTO DE CABELO, DOENÇAS RENOVADAS, TRATAMENTO DE LEIDEMIA, TRATAMENTO DE LEIDEMIA
    deve contatá-lo para obter seu remédio herbal, porque sou um testemunho vivo e fui curado de herpes e seu medicamento é legítimo. Enviei o que ele pediu e ele me enviou o remédio que tomei por duas boas semanas e hoje estou aqui com um resultado negativo. Quando fui para o teste, fiquei negativo, muito feliz depois de tomar o medicamento à base de plantas. você pode contatá-lo através do e-mail drjamesherbalmix@gmail.com ou pelo número do whatsapp: +2348152855846

    ResponderExcluir