25 de setembro de 2015

Transtorno Compulsivo Alimentar e Obesidade - Luiza Gosuen

Sua vida está sem sentido, nada dá certo. Dentro do armário e da geladeira tem a solução, você então, sem pensar em mais nada, pega tudo que tem lá, senta frente a TV, liga o celular desesperado(a) para ver se tem alguém chamando você e começa a batalha.... Comer tudo que achar pela frente. Começa aí  sua derrota.

O transtorno compulsivo alimentar tem como característica principal a ingestão de alimentos - de forma descontrolada, quase sem intervalos. São grandes quantidades de alimentos que não são saudáveis e o mais agravante sem que a pessoa esteja realmente com fome. A Obesidade surge em decorrência desses fatores e esse distúrbio, quase sempre é desencadeado por problemas emocionais que geram uma ansiedade grande e a pessoas que não conseguem resolver seu conflito pessoal ou de ordem emocional levam para o lado mais fácil que é comer e comer, como se destruindo os alimentos destruíssem também o que as incomodam.



O obesidade é o acúmulo de gordura no organismo e a comida não é o que causa o problema, ela sempre será o sintoma que reflete o que o paciente está sentindo. E isso pode ser constatado quando o paciente consegue efetivamente fazer a dieta de forma correta. O emagrecimento ocorre de maneira eficaz só que se não resolver a causa do problema que provoca a angustia, ansiedade e autoestima rebaixada, tudo volta como antes ou até pior. O mesmo ocorre quando são feitas as operações bariátricas ou seja, com o tempo o paciente volta a ser obeso.

Além do peso excessivo, a obesidade leva a alterações nas taxas de glicose no sangue e colesterol e podem também levar a ocorrência de problemas de circulação e cardíacos. Algumas pessoas acumulam mais gordura no corpo do que outra, comendo a mesma quantidade, isso pode ser em decorrência de aspectos metabólicos ou genéticos. 
Devemos considerar também as doenças endócrinas  que  provocam desequilíbrio hormonais e maior propensão a engordar, como o hipotireoidismo.

Obesidade é uma doença que traz riscos físicos e emocionais e que deve ser levada a sério.

A gordura visceral, aquela que forma aquele pneu grande em volta da barriga, é muito perigosa para a saúde. O tolerável para homens é uma circunferência de até 102 cm e para mulheres é de 88 cm. Use a fita métrica.



Para saber o índice de massa corporal (IMC) use de uma fórmula simples. 
IMC= peso/ altura² , ou seja pegue o seu peso e divida pela sua altura . O resultado você multiplica pela sua altura.Veja os resultados na tabela abaixo:



**IMPORTANTE
1- Se não conseguir calcular, entre nesse link, que basta apenas colocar os dados e já tem o resultado: http://www.indicedemassacorporal.com/

2- O cálculo para criança e adolescente é diferente , entre nesse link e digite os dados e já dá o resultado
http://www.telessaudebrasil.org.br/apps/calculadoras/?page=7

  
O adipômetro é uma pinça que mede também a quantidade de gordura, através  da dobra da pele. Os melhores lugares  no corpo, para se obter essas medidas são no bíceps, abdômen, coxas, tríceps, axila média e pernas.





Outro fator que influencia, agora pelo fator escassez no alimentar, também é muito preocupante e gera doenças como a Anorexia e BulimiaVer mais sobre o assunto aqui: 
 http://luizagosuen.blogspot.com.br/2015/07/anorexia-e-bulimia-uma-angustia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário