16 de julho de 2015

Alzheimer-Óculos com identificador/ Exame de sangue preventivo - Luiza Gosuen

A antecipação da enfermidade poderá ser possível graças a um conjunto de proteínas encontradas no sangue, ainda em pesquisas

Segundo Ian Pike, médico da Proteome Sciences, companhia que faz pesquisas na área farmacêutica, o exame de sangue levará tempo e mais testes com pacientes para que seu uso rotineiro possa ser viabilizado. “Mas este processo pode ser iniciado agora”, afirmou otimista.
Mesmo com os consideráveis avanços, caso o exame esteja disponível em clínicas no futuro, é improvável que o teste seja feito de maneira isolada. Para um resultado positivo, tomografias cerebrais e testes de fluidos da coluna vertebral também serão necessários.
Comum em idosos, o mal de Alzheimer é uma doença geralmente relacionada à velhice ou à “caduquice”, como classificam maldosamente algumas pessoas. A enfermidade que atualmente assola aproximadamente 35,6 milhões de pessoas em todo o mundo poderá ser prevenida com mais facilidade. É que um estudo realizado por cientistas britânicos promete identificar, por meio de um exame de sangue, as chances de uma pessoa desenvolver a doença.
A identificação é possível graças a um conjunto de proteínas no sangue que pode prever o surgimento da enfermidade com 87% de precisão. Para chegar a este resultado, os pesquisadores investigaram diferenças no sangue de 452 pessoas saudáveis, 220 com danos cognitivos moderados e 476 com a doença. Assim, eles puderam confirmar que a grande maioria dos pacientes com danos cerebrais moderados desenvolveriam Alzheimer no ano seguinte.
“Nós queremos poder identificar o quanto antes as pessoas que vão precisar fazer exames mais aprofundados num futuro próximo,” afirmou a líder da pesquisa, Simon Lovestone, da Universidade de Oxford. No entanto, os especialistas alertam que ainda não há previsão para que o exame esteja disponível em clínicas ou hospitais da Grã-Bretanha.

Outra novidade surgindo:
Óculos com identificador de pessoas para portadores de Alzheimer e Parkinson


É um projeto que está sendo desenvolvido pela Universidade de Singapura e que promete trazer qualidade e mais segurança para a vida das pessoas que possuem alguma demência ou déficit de memória.
Os óculos vão funcionar como uma espécie de “reconhecedor”, que irá fazer uma leitura das pessoas e lugares que estão à volta, repassando ao doente as informações. O aparelho também vai ajudar na realização das tarefas, através de informações que serão passadas para quem o estiver usando, como lembrar o doente de tomar o remédio na hora certa.

As pesquisas vêm sendo feitas em colaboração com hospitais e clínicas especializadas em pacientes com demência, conta  Lim Joo Hwee, um dos responsáveis pelo projeto. Ainda não há data para que os óculos estejam disponíveis no mercado.

**Importante:
Enquanto o projeto não for concluído temos que ter atenção voltada aos pacientes com as ferramentas que podemos utilizar até o momento, pois a Demência é uma doença que acarreta problemas cognitivos significativos com alteração nas orientações espaciais e temporais, perda da memória, dificuldade na fala e comunicação, raciocínio prejudicado, concentração dispersa, comprometimento na realização das tarefas cotidianas e perda importante da visão.

A visão fica com distorções que levam o paciente a ter muita dificuldade na identificação das cores e devemos usar sempre cores fortes e contrastantes para ajudá-lo a se localizar dentro de casa. Se o corredor for todo branco e as portas também com cores claras, para o paciente é tudo corredor e não irá perceber onde estão as portas. Para que possa facilitar o acesso aos quartos, as portas devem ter cores mais fortes. 
Se na casa tiver portas de vidro recomenda-se aplicar fitas adesivas grandes e coloridas, que fiquem à altura dos olhos evitando que tenha acidentes de bater a cabeça e se cortar.

Caso tenha escadas, o que não é recomendado, mas se tiver  a parte superior dos degraus devem se pintados de cores chamativas, com destaque para o primeiro e último degrau e ter corrimão contrastante com a cor da parede de maneira que chame a atenção do paciente.

O mesmo acontece com tapetes com grandes desenhos geométricos ou pisos com quadrados ou listrados que podem confundir o paciente devido sua alteração no plano figura fundo.

Se o paciente passou a utilizar de óculos recentemente, pode também ter uma lentidão na adequação das novas lentes e para que não desista dos óculos, coloque-os presos a uma corrente, onde ficará pendurado no pescoço para facilitar o manejo. 

A luz ambiente deve ser adequada e os cômodos devem estar sempre com boa iluminação, principalmente ao entardecer, pois é uma hora que traz muita confusão mental para esses pacientes gerando ansiedade e agitação nesse horário. Essa é a Síndrome do pôr-do-sol ou Sundown Syndrome.


Leia mais sobre a doença:

Tudo sobre Alzheimer - para cuidadores e familiares:
http://luizagosuen.blogspot.com.br/2015/01/alzheimere-o-tempo-levou-minha-historia.html

Pesquisa traz esperança para futuros portadores de Alzheimer:
http://luizagosuen.blogspot.com.br/2015/02/pesquisa-recente-traz-esperanca-para.html

Alzheimer independe de envelhecimento:
http://luizagosuen.blogspot.com.br/2015/03/alzheimer-independe-de-envelhecimento.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário