22 de julho de 2015

Anorexia e Bulimia - Angústias assassinas - Luiza Gosuen

"Anorexia é uma angústia enganosa e assassina que invade o espelho deformando seu reflexo em algo devastador que sua imaginação produz. Um medo da singularidade. Medo de sua imagem. Um pavor que destrói antes mesmo do espelho revelar sua imagem e vem então a necessidade incontrolável de diluir-se em si mesma, cada vez mais." Luiza Gosuen

A anorexia nervosa é um transtorno psicológico que leva ao distúrbio alimentar relacionado à compulsão pela insatisfação do peso corporal.  Mais comum entre as mulheres, porém vem aumentando a frequência entre os homens. Achando-se sempre que está acima do peso ideal, a pessoa acometida procura de maneira obsessiva um  emagrecimento descontrolado e, até injustificado. Para isso, não mede esforços. Faz exercícios físicos diários por longos períodos com intensidade exagerada, faz jejum prolongado e força vômitos por qualquer coisa que come , toma laxantes e diuréticos; mesmo que sua aparência já esteja extremamente magra.

As causas  deste distúrbio estão relacionadas a alterações nas concentrações de serotonina e noradrenalina, e ganha reforço pela divulgação de um padrão estético magro, imposto pela mídia, como sendo sinônimo de beleza. Com essa compulsão aumentando a cada dia surgem problemas como fraqueza muscular (atrofias), perda de massa óssea, insuficiência rena , anemia, hipoglicemia, problemas cardíacos  e até risco de infecções podendo levar a morte por parada cardíaca e hipovolemia (quando há perda de quantidades grandes de sangue e líquidos). Sem contar os problemas emocionais que contribuem para uma depressão, podendo ocasionar até mesmo o suicídio. 

É preciso ficar atento, pois a pessoa anoréxica não reconhece que está perdendo peso muito rápido, mas a presença de alguns sintomas são preocupantes como: perda de cabelos, intolerância ao frio, preocupação doentia com as quantidades de calorias dos alimentos, pular ou rejeitar refeições, comportamentos isolados e depressivos , medo exagerado de engordar. Esses são fatores que merecem ser analisados atentamente para um diagnóstico cuidadoso elaborado por profissionais da área da saúde e em seguida um tratamento rigoroso.

O tratamento deve ser realizado por equipe multidisciplinar como psiquiatra, psicólogo e nutricionista, visando harmonizar de maneira gradativa o estado emocional , autoestima e a recuperação do peso corporal .O tratamento é lento e demorado, em alguns casos pode-se levar anos para se reverter o caso da depressão e o equilíbrio do peso. Utiliza-se de medicamentos, suplementos alimentares e terapias. Em alguns casos poderá ser usado medicamentos controlados como caso dos antidepressivos e o acompanhamento deve ser mantido por um período após o término do tratamento, para garantir total recuperação do paciente. A prevenção é importante para que não venha acontecer de só perceber o transtorno quando o paciente já está com muitos sintomas. É preciso ficar atento de alguma mudança nos hábitos, principalmente se o paciente sempre teve prazer em comer, apreciar alimentação saudável como uma norma familiar e fazer prática moderada de exercícios físicos.

Os sintomas da anorexia nervosa são:
  • Olhar-se várias vezes ao dia no espelho e se vê gordo, mesmo estando muito magro;
  • Evitar fazer as refeições, não ir a festas ou a restaurantes por medo de engordar;
  • Ter pouco ou nenhum apetite;
  • Sentir tontura;
  • Reclamar de fraqueza;
  • Estar sempre desanimado. 
A taxa de mortalidade é uma das maiores dentre os transtornos psiquiátricos e a causa dos óbitos estão relacionados a inanição e suicídio.
O paciente geralmente acha que não está com nenhum problema por considerar que apenas está fazendo o controle de seu peso, mesmo que familiares e amigos reforcem que está magro demais, o paciente não irá ouvir pois ao olhar-se no espelho verá uma pessoa gorda.

Bulimia é também um transtorno alimentar onde o bulímico come de maneira compulsiva uma grande quantidade de alimento, depois se arrepende e  para desfazer seu ato, provoca vômitos como uma maneira de se livrar do que ingeriu. Outras maneiras usadas são: fazer exercícios físicos por longos períodos, tomar laxantes e provocar diarreias (purgação).

A falta de nutrientes e a desidratação pode trazer consequências como a osteoporose, e o número de vômitos provocados, que pode chegar por volta de até 20 vezes ao dia, podendo levar á perda de eletrólitos (sais minerais).

O tratamento, como na Anorexia é demorado e lento e pode ser necessário a utilização de vitaminas e suplementos alimentares para superar a desidratação e restabelecer o peso ideal com reeducação alimentar. Também recomenda-se terapia psicológica para equilíbrio do estado emocional e até medicamentos que controlem os vômitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário