O autismo é considerado uma síndrome do espectro autista que causa distúrbio do desenvolvimento humano. Não apresenta sintomas clínicos e o diagnóstico é elaborado por profissionais experientes em observar comportamento inadequados.
Ao nascer, não é possível diagnosticar com exatidão, em uma criança
manifestações de sintomas que possam constatar a presença do Autismo, que é um
transtorno onde se caracteriza pelo padrão de comportamento repetitivo, contido
em si mesmo, dificuldades para se comunicar , incapacidade de interagir
socialmente com qualquer pessoa.
Por volta dos 2 anos de idade é que começam a surgir os sintomas
aparentes de que algum tipo de dificuldade no desenvolvimento emocional,
cognitivo, sensorial e intelectual não estão sendo processados de maneira
habitual, só então se torna mais evidente a observação do comportamento para um
possível diagnóstico. Porém, com observação mais apurada e pais atentos já se pode constatar que alguma coisa está diferente com esse bebê.
**Bebê autista (característica observáveis antes de 2 anos de idade):
Atitudes diferenciadas que os pais podem observar em seu bebê, quando comparados com o comportamento de outras crianças na mesma idade ou em outros filhos:
-Não olha no olho da mãe quando está mamando;
-Não olha para a câmera quando numa selfie;
-Não conseguem dar tchau, e quando fazem viram a mão para si mesmo:
-Luz e barulho os incomoda muito;
-Não demonstra alegria;
-Não entendem o que é tristeza e não manifestam sentimentos;
-Não sabem brincar, apenas manipulam os brinquedos;
-Não dão atenção quando o chamam , não se importam;
-Apresentam movimentos repetitivos, como de um pêndulo, quando estão nervosos, indo para frente e para trás quando sentados ou em pé balançando de uma perna para a outra. Também podem apresentar movimento dos braços ou das mãos como se estivesse tremendo;
-Olham fixo para a TV, não estão concentrados apenas com olhar fixo, porém longe e nada desvia a atenção;
-Atraso na fala e poucas palavras no vocabulário;
-Param de falar por algum tempo e desaprendem o que já sabiam;
-Dificuldade de se comunicar;
-Não conseguem seguir instruções simples;
-Aponta usando a mão de outra pessoa, ou leva a pessoa até o que ele que;r
**Bebê autista (característica observáveis antes de 2 anos de idade):
Atitudes diferenciadas que os pais podem observar em seu bebê, quando comparados com o comportamento de outras crianças na mesma idade ou em outros filhos:
-Não olha no olho da mãe quando está mamando;
-Não olha para a câmera quando numa selfie;
-Não conseguem dar tchau, e quando fazem viram a mão para si mesmo:
-Luz e barulho os incomoda muito;
-Não demonstra alegria;
-Não entendem o que é tristeza e não manifestam sentimentos;
-Não sabem brincar, apenas manipulam os brinquedos;
-Não dão atenção quando o chamam , não se importam;
-Apresentam movimentos repetitivos, como de um pêndulo, quando estão nervosos, indo para frente e para trás quando sentados ou em pé balançando de uma perna para a outra. Também podem apresentar movimento dos braços ou das mãos como se estivesse tremendo;
-Olham fixo para a TV, não estão concentrados apenas com olhar fixo, porém longe e nada desvia a atenção;
-Atraso na fala e poucas palavras no vocabulário;
-Param de falar por algum tempo e desaprendem o que já sabiam;
-Dificuldade de se comunicar;
-Não conseguem seguir instruções simples;
-Aponta usando a mão de outra pessoa, ou leva a pessoa até o que ele que;r
Os transtornos podem variar de intensidade leve, onde não há
comprometimento da fala ou da inteligência, como na Síndrome de Asperge, diferente do Autismo que pode até
atingir formas graves onde o portador, dependendo do nível de comprometimento, pode apresentar quadro de retardo mental,
comportamento agressivo e incapacidade de qualquer contato interpessoal.
A criança até então ficaria perdida em seu mundo, sem poder ou saber como manter contato com o lado exterior. Está presa a um corpo e não sabe como controla-lo.
Era preciso uma ponte para esse contato, que só agora começa a ser construída.
Recentes
estudos estão alicerçando possibilidades de que a pessoa autista não só sabe se
comunicar, mas sabe quem é e o que sente, precisa apenas de alguém que
consiga ouvi-la , entendê-la e consequentemente poder ensiná-la a resolver o
que está passando em seu interior, pois a luta é com seu cérebro que, através
de bloqueios, impede e trava a realização do que se deseja fazer.
Por exemplo,
quando vemos um autismo debatendo seus braços fortemente ou com movimentos
semelhante a espasmos era considerado apenas um sintoma peculiar da doença,
porém agora sabemos que esses movimentos são dolorosos.
São movimentos exagerados para conter a dor de um formigamento intenso nos braços, como se estivessem pegando fogo; quer se livrar desse incomodo, mas não sabe se comunicar oralmente para isso, então agita fortemente os braços na tentativa de resolver o problema.
São movimentos exagerados para conter a dor de um formigamento intenso nos braços, como se estivessem pegando fogo; quer se livrar desse incomodo, mas não sabe se comunicar oralmente para isso, então agita fortemente os braços na tentativa de resolver o problema.
Outra
característica comum do portador de autismo é tapar os olhos e os
ouvidos, permanecendo assim por um longo tempo e não tínhamos um padrão de
explicação com segurança para essa atitude. Agora, as pesquisas mostram que esse
comportamento seria para impedir o excesso de informações sensoriais vindas do
exterior que estão chegando até elas, sendo que não querem ou não conseguem processar todas essas informações.
O
funcionamento do cérebro no autista é diferente, ou seja, ele não suporta
sobrecarga de sons, cores, luzes, imagens, cheiros e até de muitas pessoas
conversando . O tapar os ouvidos, gritar ou chorar repentinamente , fazer
movimentos repetitivos, ter acesso de raiva e até convulsões são maneiras
de bloquear esses estímulos que incomodam devido a forte sensibilidade que
sentem.
Um sintoma comum que verificamos é de que o autista não consegue fixar os olhos em uma
pessoa quando alguém fala com ele, isso porque para ele, esse fixar o olhar
seria como que tirasse milhares de fotos simultaneamente com os olhos numa
fração de segundos. Todo esse excesso de informação causa uma sobrecarrega em
seu cérebro que não consegue suportar, então desvia o olhar.
Outro
comportamento comum é o de alteração no humor ou chorar sem motivo aparente.
Pode ser considerado algumas vezes como efeitos colaterais a medicamentos
usados pela criança e como ela não sabe expressar o que sente, isso causa essas
atitudes como manifestação de mal-estar e que, até então, eram consideradas
como sendo normal à doença.
Deve-se
considerar também que muitas vezes as reações da criança a fatos ocorridos
podem ser retardatários, ou seja ela pode chorar por um fato que
aconteceu há algum tempo e que na hora ela nem manifestou nenhuma reação,
porém passado um certo tempo, conseguiu processar aquele fato e só agora
foi capaz de chorar e, portanto, pode até ser em um momento inadequado e
sem compreensão para os que estão à sua volta.
A alimentação é outro fator importante a ser observado, pois são resistentes à mudanças em sua alimentação. Basicamente preferem um tipo de alimento que nem sempre o que gostam é saudável. A introdução de alimentos corretos na sua dieta poderá trazer muitos benefícios ao seu desenvolvimento.
Alimentos que contém glúten, farinha de trigo, leite e a soja podem proporcionar transtornos alimentares e até alergias. Quando eles são retirados da dieta os autistas geralmente ficam mais calmos e ocorre melhora da atenção e concentração. Por apresentarem uma deficiência enzimática no intestino que causa essa condição.
Alimentos como salgadinhos, sucos em pó artificial, gelatina, balas, sorvetes e tudo que contém corantes estimulam a hiperatividade, por essa razão devem ser banidos da dieta dos autistas.
A ocorrência de sintomas gástricos é muito elevada em autistas, como constipação intestinal, (intestino preso), diarreia, gastrite, refluxo. Ofereça sucos de frutas naturais batidos com folhas de couve, tudo sem coar, pois as fibras irão ajuda no funcionamento do intestino
No caso de gastrite e refluxo evitar alimentos com temperos industrializados que irritam o estômago. Retire também frituras, guloseimas com muito açúcar e alimentos ácidos como laranja, limão e abacaxi.
Sabemos agora
que ao exercitar os músculos da boca com massagens, exercícios usando vibrador e alimentos que precisem fazer mais
força para degluti-los ajudará a fortalecer esses músculos e evitar o acúmulo
de saliva como também facilitarão no treino de exercícios fonéticos,
incentivando a elaboração de alguns fonemas.
Quanto aos
movimentos repetitivos que um autista faz, como o balançar a cabeça de maneira
ritmada, principalmente quando alguém esta falando com ele considerava-se como
falta de interesse, que não estava prestando atenção e nem ouvindo o que era
dito a ele. Agora, são entendidos como uma forma diferenciada de
manifestação. É uma reação semelhante a que muitos de nós temos quando
estamos em uma sala de aula como: ficar enrolando o cabelo no dedo enquanto a
professora ensina ou quando você fica rabiscando algo quando está falando ao
telefone.
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