16 de abril de 2015

Shiatsu - Quem pode usar? Luiza Gosuen

Shiatsu é uma técnica originária da medicina oriental e tem como objetivo tratar problemas físicos, psicossomáticos e emocionais.
Pode ser utilizado tanto por adultos, crianças, bebês e gestantes .Alguns casos exige-se reserva no atendimento

É uma massagem muito relaxante que restabelece o equilíbrio físico e energético do corpo através dos toques suaves com os dedos, podendo aplicar um pouco mais de pressão em situações específicas, como tesão muscular proporcionando bem-estar físico e tranquilidade emocional. 

Shiatsu - Terapia do toque (Shi- dedo, Atsu- pressão). 

Os toques são aplicados nos 12 meridianos do corpo ou vias de energia, relacionados com o funcionamento dos órgãos vitais. São classificados de duas formas: 
YING - Tudo que flui para cima e para fora  trazendo aspectos de claridade, excitação, vitalidade , leveza e atividades funcionais (pulmão, baço, pâncreas, coração, rins, fígado e pericárdio);
YANG - Tudo que flui para baixo e para dentro trazendo aspectos de tranquilidade, esfriamento, obscuridade, astenia, inibição (estômago, intestino delgado, intestino grosso, bexiga, vesícula biliar). 
Além desses meridianos temos os pontos da coluna vertebral , 48 meridianos no total. Esses toques aplicados regularmente desenvolvem mecanismos de defesa  e previnem doenças.

Quando associado  o Shiatsu com a Psicologia intensifica-se o tratamento e atua em casos de depressão, gestação indesejada, estresse, insônia, ansiedade, tensão muscular, pressão abdominal e ciática, sensação de perna pesada, indigestão, falta de folego, controle da pressão arterial e medos diversos, entre eles os da gestação - medo do parto ,de uma criança defeituosa ou de não saber cuidar do bebê . 

O Shiatsu pode ser aplicado em bebês com agitação, insônia, problemas digestivos, cólicas, choro intermitente, problemas respiratórios, crianças com hiperatividade, medos, ciúmes, incontinência urinária, sono agitado, pesadelos, problemas emocionais, ansiedade.
Importante usar na massagem óleos relaxantes de cheiro suave, uma música tranquila de preferencia que tenha sons de água e da natureza e conversar em tom baixo com a criança passando sensações de bem-estar e confiança para que possa se sentir segura.

http://www.saudedicas.com.br/videos/massagem-para-colicas-nos-bebes-049614


O Shiatsu pode ser aplicado para qualquer pessoa adulta que tenha problemas de dores localizadas, problemas emocionais, esgotamento, angústia, depressão. 
Não trabalhar diretamente nas articulações de pacientes com artrite, reumatismo e osteoporose.
Não podendo ser aplicado quando a pessoa tem algum tipo de infecção, doenças contagiosas, varizes , fraturas. Em casos de doenças de pele é preciso cuidado especial, pois dependendo do quadro, poderá ocasionar um sangramento ou até hemorragia interna.

O Shiatsu é especialmente recomendado na gravidez, do terceiro ao oitavo mês, por reduzir o desconforto pélvico, enjoos, dores na coluna e mal estar e proporcionar tranquilidade emocional.
A gravidez pode causar desconforto para algumas mamães durante o período da gestação como enjoos, dores na coluna, insônia, insegurança, mal estar e outros incômodos, dependendo do organismo de cada mulher . As massagens aliadas a uma música relaxante, óleos com fragrâncias agradáveis e toques suaves irão relaxar e trazer conforto e bem-estar para a gestante .

Na gravidez , o Shiatsu  pode trazer alívio para região dos ombros, costas e principalmente pernas e pés, onde o resultado é benéfico e seguro. Traz  melhora também nas tensões musculares, na falta de fôlego, pressão abdominal e ciática, indigestão, sensação de pernas pesadas, além de controlar a pressão arterial.

Em gestantes que estejam com a pressão arterial muito elevada ou epilepsia, não trabalhar pontos acima da cabeça.

Na gravidez é recomendado que se aplique toques bem suaves inclusive nos ombros , onde as dores são mais constantes. Evitar os pontos IG 4 e BP 6, pontos do intestino grosso e baço-pâncreas  localizados no abdómem, pois no organismo feminino existem pontos abortivos que não podem ser trabalhados na gestação, bem como os canais Yin (baço, rim e fígado) abaixo dos joelhos

Benefícios da terapia:


-Produz alívio do stress;

-Retarda o envelhecimento;
-Ativa a circulação do sangue e dos vasos linfáticos;
-Auxilia no funcionamento digestivo;
-Complementa tratamentos respiratórios,cardíacos e renais;
-Elimina dores de cabeça, musculares
-Proporciona relaxamento e bem-estar.

15 de abril de 2015

Dislexia- Transtorno de Aprendizagem - Luiza Gosuen


Definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que entre 05% e 17% da população mundial é disléxica.
Ao contrário do que muitos pensam, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência.
Ela é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico.Por apresentar múltiplos sintomas é importante que a dislexia deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar, que irá proporcionar uma avaliação e melhor tratamento de acordo com a criança para um acompanhamento mais assertivo, sendo que as dificuldades observadas após o diagnóstico, será elaborado material de acordo com às particularidades de cada indivíduo, e conseguir resultados mais concretos .

Sinais de Alerta.

Como a dislexia é genética e hereditária, se a criança possuir pais ou outros parentes disléxicos, quanto mais cedo for realizado o diagnóstico melhor para os pais, à escola e à própria criança. A criança poderá passar pelo processo de avaliação realizada por uma equipe multidisciplinar especializada (vide adiante), mas se não houver passado pelo processo de alfabetização o diagnóstico será apenas de uma "criança de risco".
Sintomas mais frequentes: 
dificuldades com a linguagem e escrita; dificuldades em escrever; dificuldades com a ortografia; lentidão na aprendizagem da leitura;
Sintomas muito frequente:
disgrafia (letra feia); discalculia (dificuldade com a matemática) sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada; dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização; dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar sequências de tarefas complexas; dificuldades para compreender textos escritos; dificuldades em aprender uma segunda língua.
Sintomas não tão frequentes: 
dificuldades com a linguagem falada; dificuldade com a percepção espacial; confusão entre direita e esquerda.

Na Pré-Escola.

Fique alerta se a criança apresentar alguns desses sintomas:
  • Dispersão;
  • Fraco desenvolvimento da atenção;
  • Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem;
  • Dificuldade em aprender rimas e canções;
  • Fraco desenvolvimento da coordenação motora;
  • Dificuldade com quebra cabeça;
  • Falta de interesse por livros impressos;
**IMPORTANTE
- Não forçar a criança a escrever sem que esteja pronta. 
- Não gritar com a criança quando estiver sendo alfabetizada.
- Não direcionar qual mão usar. Deixe-a exercer sua escolha. Poderá ser orientada, mas 
nunca forçada a ser DESTRA OU CANHOTA. 
- Lembre-se : a letra é também um traço de personalidade, portanto corrija a maneira de
segurar o lápis, o posicionamento da letra no caderno, as imperfeições na letra, mas não
queira que a criança tenha uma letra bordada. Se ela é uma criança líder, com pensamentos rápido e muita agilidade, isso será refletido em sua letra. Isso nem sempre significa letra feia.


O fato de apresentar alguns desses sintomas não indica necessariamente que ela seja disléxica; há outros fatores a serem observados. Porém, com certeza, estaremos diante de um quadro que pede uma maior atenção e/ou estimulação.

Idade Escolar.

**Importante avaliar de acordo com a escolaridade da criança, o ano que ela está, se é repetente, se acontecia anteriormente ou se aconteceu algum problema importante na família

Nesta fase, se a criança continua apresentando alguns ou vários dos sintomas a seguir, é necessário um diagnóstico e acompanhamento adequado, para que possa prosseguir seus estudos junto com os demais colegas e tenha menos prejuízo emocional:
  • Dificuldade no reconhecimento das letras (nome da letra e seu símbolo) 
  • Dificuldade na aquisição e automação da leitura e escrita;
  • Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);
  • Desatenção e dispersão;(colocar a carteira da criança mais na frente  para não desviar a atenção e melhor observação do professor)
  • Dificuldade em copiar de livros e da lousa;(observar se não tem problema de visão)
  • Dificuldade na coordenação motora fina (desenhos, pintura) e/ou coordenação motora grossa (ginástica,dança,esporte etc.);
  • Dificuldade na escrita quando a troca das letras se faz entres sons idênticos (sebo/cebola) ou quando são fonemas diferente com sons parecidos( f/v; p/b; p/t; v/z; b/d...)
  • Apresenta escrita espelhada
  • Salta palavras ou pula linhas na leitura.
  • Lê de memória quando tem figuras, mas não por ler a palavra ou frase.
  • Desorganização geral: podemos citar os constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares e perda de materiais escolares;
  • Confusão na lateralidade ou seja, entre esquerda e direita;
  • Dificuldade com destreza manual, não acerta alvos e derruba tudo que pega.
  • Dificuldade em manusear mapas(localização dos lugares), dicionários (achar as palavras), listas telefônicas(ordem alfabética), etc...
  • Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou sentenças longas e vagas;
  • Dificuldade na memória de curto prazo, como instruções, recados, etc...
  • Dificuldades em decorar sequências, como meses do ano, alfabeto, tabuada, etc..
  • Dificuldade na matemática e desenho geométrico;
  • Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomias) Troca de letras na escrita;
  • Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua;
  • Problemas de conduta como: depressão, timidez excessiva ou o "palhaço da turma";
  • Verificar participação dos pais nas tarefas escolares e diárias. (Fazer leituras, exercícios, brincadeiras, atividades domésticas e corrigir a fala e a escrita orientados pelos professores - observar se os pais ou empregados falam corretamente)
  • Bom desempenho em provas orais.
Se nessa fase a criança não for acompanhada adequadamente, os sintomas persistirão e irão permear na fase adulta, com possíveis prejuízos emocionais e podendo ter consequências sociais e profissionais.

Adultos.

Se não teve um acompanhamento adequado na fase escolar ou pré-escolar, alguns adultos disléxico ainda apresentam dificuldades:
  • Continuada dificuldade na leitura e escrita;
  • Memória imediata prejudicada;
  • Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua;
  • Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomia);
  • Dificuldade com direita e esquerda;
  • Dificuldade em organização;
  • Aspectos afetivos emocionais prejudicados, trazendo como consequência: depressão, ansiedade, baixa auto estima e algumas vezes o ingresso para as drogas e o álcool.

DIAGNÓSTICO.

Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes de um diagnóstico multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, não confirmam a dislexia. E não para por aí, os mesmos sintomas podem indicar outras situações, como lesões, síndromes e etc.
** Então, como diagnosticar a dislexia?
Identificado o problema de rendimento escolar ou sintomas isolados, que podem ser percebidos na escola ou mesmo em casa, deve se procurar ajuda especializada.
Uma equipe multidisciplinar, formada por Psicóloga, Fonoaudióloga e Psicopedagoga Clínica irá iniciar uma minuciosa investigação. Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista e outros, conforme o caso.
A equipe de profissionais deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnóstico de dislexia. É o que chamamos de AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR e de EXCLUSÃO.
** Outros fatores deverão ser descartados, como déficit intelectual, disfunções ou deficiências auditivas e visuais, lesões cerebrais (congênitas e adquiridas), desordens afetivas anteriores ao processo de fracasso escolar (com constantes fracassos escolares o disléxico irá apresentar prejuízos emocionais, mas estes são conseqüências, não causa da dislexia).
Neste processo ainda é muito importante tomar o parecer da escola, dos pais e levantar o histórico familiar e de evolução do paciente.
Verificar também se não é impaciência do professor, implicância direcionada ou até mesmo, intolerância por algum preconceito.
Essa avaliação não só identifica as causas das dificuldades apresentadas, assim como permite um encaminhamento adequado a cada caso, por meio de um relatório por escrito.

Depois de Diagnosticada a Dislexia.

Sendo diagnosticada a dislexia, o encaminhamento orienta o acompanhamento consoante às particularidades de cada caso, o que permite que este seja mais eficaz e mais proveitoso, pois o profissional que assumir o caso não precisará de um tempo para identificação do problema, bem como terá ainda acesso a pareceres importantes.

Tratamento

Ainda não se  reconhece a cura desse transtorno, porém com o tratamento multiprofissional o sucesso do resultado é considerado próximo de excelente. Algumas pessoas superam de forma que não regride os sintomas. Já outras pessoas, levam essa dificuldade com elas , sendo preciso muito esforço para superar. Por isso é muito importante o diagnóstico precoce para evitar rótulos depreciativos que apenas irão piorar a autoestima da pessoa. 
Conhecendo as causas das dificuldades, o potencial e as individualidades do indivíduo, o profissional pode utilizar a linha que achar mais conveniente. Os resultados irão aparecer de forma consistente e progressiva.
Ao contrário do que muitos pensam, o disléxico sempre contorna suas dificuldades, encontrando seu caminho. Ele responde bem a situações que possam ser associadas a vivências concretas e aos múltiplos sentidos. O disléxico também tem sua própria lógica, sendo muito importante o bom entrosamento entre profissional e paciente.
Outro passo importante a ser dado é definir um programa em etapas e somente passar para a etapa seguinte após confirmar que a anterior foi devidamente absorvida, sempre retomando as etapas anteriores. É o que chamamos de sistema MULTISENSORIAL e CUMULATIVO.
Também é de extrema importância haver uma boa troca de informações, experiências e até sintonia dos procedimentos executados, entre profissional, escola e família.

20 de março de 2015

Transtorno de Borderline - (TESTE) - Luiza Gosuen


Transtorno de Personalidade Borderline é um  quadro grave de transtorno de personalidade caracterizado por descontrole emocional, conhecido também por Personalidade Limitrofe (na borda, no limite).

Caracterizado por raciocínio “oito ou oitenta”, relações caóticas, sempre nos extremos.
Esses pacientes manifestam sintomas diversos, podendo apresentar ataques de pânico. Ora apresentam sentimentos de entusiasmo e em seguida ter um vazio enorme.
Quase sempre com comportamento briguento, impulsivo, tendência a manipular as pessoas, medo de abandono e sentimentos crônicos de tédio e raiva. Por vezes, o transtorno é confundido com Depressão ou Transtorno Afetivo Bipolar.

O Transtorno Borderline é um grave distúrbio que afeta drasticamente a vida do paciente causando prejuízos significativos tanto ao indivíduo como à sua família. Estudos indicam, quase sempre, uma infância traumática.

A personalidade imatura apresenta comportamentos e atitudes típicas como impaciência, intolerância às frustrações, egoísmo excessivo, auto-estima inflada. Exibicionismo e pouca consideração com os sentimentos alheios são atitudes comuns. Quase sempre se achando superior e melhor que os outros, falta de respeito e educação também são peculiares. Nota-se ainda, impulsividade, falsa hiperatividade e produtividade, comportamento muito infantil. Em alguns casos, propensos a atos antissociais como furtos e até pequenos delitos. 

Indivíduos que sofrem do Transtorno de Personalidade Borderline tendem a afastar as pessoas de quem mais precisam por serem muito exigentes de atenção e excessivamente manipuladores. Alguns podem apresentar traços de masoquismo e sadismo como forma de chamar a atenção. São como crianças em um corpo de adulto e não toleram limites. 

Quando revelam imaturidade emocional são extremamente impacientes, não sabem esperar, suas recompensas devem ser sempre imediatas, não toleram frustrações e tendem a colocar a culpa sempre nos outros. Isto acontece porque pacientes com Borderline geralmente sofreram algum tipo de privação, trauma como separação ou perda dos pais, abuso sexual ou emocional,  violência física. Fica como que um bloqueio nessa etapa da vida. Podem ser revoltados, e frequentemente descontam suas carências nas pessoas próximas de seus relacionamentos.

O paciente com Borderline é insaciável em termos de atenção, cuidado e carinho.Eles sempre querem mais do que realmente têm. Por mais que recebam afeto, querem mais do que recebem. Se tornam  mal agradecidos e entediados com tudo. Nada agrada.

São instáveis emocionalmente, não conseguem manter equilíbrio em situações de tensões ou estresse. 
O humor está sempre alternando com atitudes ansiosas e reações grosseiras. Costumam ser  "reclamões", briguentos, mas em algumas situações podem ser pessoas docemente tímidas. .

O Borderline pode confundir carência emocional com paixão e transferir para relacionamentos amorosos a sua instabilidade emocional com ciúmes exagerados ou sentimentos possessivos, mostrando-se muito egocêntrico, acha que o outro tem obrigação de estar com ele o tempo todo e que tudo que faça deve ser sempre e apenas para ele, pois senão se sente abandonado e ameaça o outro com atitudes infantis.

Caso tenha um encontro e se esse encontro for cancelado por algum motivo, fica furioso ou entram em pânico, partindo frequentemente para manipulações e ameaças emocionais, podendo até fazer escândalos por besteiras em locais público. 

São pessoas manipuladoras que, quando estão na sociedade podem ser de um jeito e quando estão a sós são de outra maneira. Sua capacidade de esconder o transtorno faz com que sejam vistos, superficialmente, como se não tivessem nada, entretanto suas vidas são sofríveis e um verdadeiro inferno dissimulado.
Pessoas com o transtorno oscilam entre um comportamento adulto e um comportamento infantil, capazes de chantagens, desconfianças e atenção exclusiva.

O paciente Borderline  precisa encontrar um protetor, alguém que nunca o deixe. Para isso, ele "testa" as pessoas  com manipulações, maus tratos e discussões para saber se realmente nunca serão abandonados. Surge então a questão da tolerância  e das pessoas aceitarem ser manipuladas, o que geralmente não acorre pois estão sempre insatisfeitos e precisando cada vez mais de atenção, carinho, apoio, cuidados  e mimos. Sente-se desvalorizados.  São pessoas com baixíssima autoestima, querendo sempre receber cuidado e atenção.

Com quem ele escolher para ser seu cuidador, pode se mostrar super satisfeito e feliz, porém, se o cuidador precisar se ausentar, o paciente muda de um humor eufórico para raivoso imediatamente e até entra em Depressão. Seus atos auto-destrutivos podem aumentar de intensidade, com ameaças, palavras raivosas e até, em alguns casos com tentativas suicidas, despersonalização e desrealização e outros comportamentos extremos.

São pessoas confusas, com opiniões que mudam de maneira inesperada. Dizem uma coisa, mas em seguida mudam de ideia  e já não querem mais ou mudam de opinião. Seus gostos também são inconstantes. Ao mesmo tempo que gostam muito de uma coisa, em seguida podem enjoar  e não querer mais.
Tendem a ter baixa tolerância às críticas e levar sempre para o lado pessoal, provocando acessos de mau humor, irritabilidade e acusações. Por serem inseguros acabam sendo muito ciumentos, o que os tornam quase sempre sozinhos.

Borderlines, caracteristicamente, apresentam dificuldade de convívio em grupo, exatamente por não terem o controle das emoções. Quase sempre provocam conflitos com amigos, namorados e familiares, por demonstrações de possessividades e medo de serem abandonados. Com frequência armam confusão com demonstrações de agressividade, ironia, xingamentos e até criar casos e "barracos", deixando as pessoas desconfortáveis com tais comportamentos.

Esses pacientes no geral são superficialmente adoráveis e simpáticos com pessoas que ainda não os conhecem porém, com pessoas de sua grande intimidade são irritantes, mal-humorados. Não conseguem manter um bom relacionamento entre seus familiares que os consideram estressados, pessoas "de lua" e imprevisíveis. Ao longo de um dia apresentam diversos tipos de comportamento, o que é extremamente desgastante para quem é de seu convívio diário. Estão sempre no extremo. Numa hora estão amando tudo e daqui a pouco estão odiando tudo.

Repetem o erro, nunca aprendendo com seus erros.
São pessoas que não têm necessidade, eles têm urgência.
De forma geral, o Transtorno de Personalidade Borderline é tido como um dos transtornos mentais mais devastadores, sobretudo na área de relacionamentos interpessoais, e o distúrbio também é um dos mais difíceis de ser tratado. 

Avalie sua personalidade e faça um Teste de Personalidade Borderline

Instruções: Este teste de personalidade foi concebido para ajudar a entender seu comportamento caso seja, Transtorno da Personalidade Borderline. Para cada item, indicar como quanto você concorda ou discorda da afirmação na frase. Procure responder este teste de personalidade com a verdade para o resultado ser  mais preciso.

1. Eu quase sempre me sinto “vazio”
a) discordo totalmente               b) discordo
c) nem concordo nem discordo   d) concordo   e) concordo totalmente

2. Acho que muitas vezes faço um ou mais dos seguintes procedimentos:
Dirigir de forma imprudente,  praticar sexo inseguro, abusar de álcool ou drogas, comer compulsivamente, jogar compulsivamente, gastar dinheiro sem controle
a) discordo totalmente              b) discordo  
c) nem concordo nem discordo  d) concordo    e) concordo totalmente

3. Às vezes, quando estou estressada – especialmente quando sinto que alguém está me rejeitando, eu fico muito paranóica.
a) discordo totalmente.             b) discordo    
c) nem concordo nem discordo  d) concordo      e) concordo totalmente

4. Eu muitas vezes espero demais das pessoas, especialmente quando eu desejo compartilhar detalhes mais íntimos com estas pessoas. Mas muitas vezes eu sinto que estas mesmas pessoas não se importam o suficiente comigo.
a) discordo totalmente              b)discordo       
c) nem concordo nem discordo  d) concordo        e) concordo totalmente

5. Às vezes, fico muito irado, extremamente sarcástico e amargo, e sinto
que tenho muita dificuldade em controlar essa raiva.
a) discordo totalmente            b)discordo           c) nem concordo nem discordo 
d) concordo                           e) concordo totalmente

6. Eu já tive comportamentos de auto-mutilação, auto-agressão, ou pensamentos suicidas, ou ainda com gestos ou ameaças contra minha pessoa.
a) discordo totalmente              b)discordo         
c) nem concordo nem discordo  d) concordo        e) concordo totalmente

7. Muitas vezes experimentei súbitas mudanças na maneira como eu olho para mim e para minha vida, a ponto de querer mudar completamente meus objetivos, valores e foco na carreira.
a) discordo totalmente            b)discordo           c) nem concordo nem discordo 
d) concordo                           e) concordo totalmente

8. Estou muitas vezes com medo que os outros vão me abandonar ou me deixar, então eu faço esforços frenéticos para evitar esse abandono (mesmo quando não é real).
a) discordo totalmente          b)discordo           c) nem concordo nem discordo 
d) concordo                         e) concordo totalmente

9. Meu humor pode alternar entre períodos de extrema ansiedade, depressão ou irritabilidade em apenas algumas horas ou dias.
a) discordo totalmente          b)discordo           c) nem concordo nem discordo 
d) concordo                         e) concordo totalmente

10. Meu ponto de vista sobre os outros – especialmente aqueles que me importam – pode mudar dramaticamente sem qualquer aviso.
a) discordo totalmente          b)discordo           c) nem concordo nem discordo 
d) concordo                         e) concordo totalmente

11. Eu diria que a maioria dos meus relacionamentos amorosos têm sido muito intenso, mas não muito estável.
a) discordo totalmente          b)discordo           c) nem concordo nem discordo 
d) concordo                         e) concordo totalmente

12. Atualmente estou enfrentando problemas suficientes na minha vida que está impactando negativamente a minha capacidade de ir à escola, trabalho, estar com amigos ou família, ou ter um relacionamento romântico.
a) discordo totalmente          b)discordo           c) nem concordo nem discordo 
d) concordo                         e) concordo totalmente

Revise suas respostas antes de conferir o resultado
Para cada resposta com a letra A, some 0 ponto
Para cada resposta com a letra B, some 1 ponto
Para cada resposta com a letra C, some 2 pontos
Para cada resposta com a letra D, some 3 pontos
Para cada resposta com a letra E,  some 4 pontos

RESULTADO E ESCORE
Acima de 34 pontos - Pessoa apresenta sérios indícios do Transtorno.
Resultado entre 28 a 33 pontos - Pessoa apresenta alguns indícios do Transtorno Borderline com pouco controle em seu comportamento e certa impulsividade em suas atitudes.
Resultado entre 21 e 27 pontos- Pessoa com baixa impulsividade, mas em alguns momentos foge do controle.
Resultado entre 15 e 20 pontos - Pessoa consegue manter controle sobre seus impulsos e consegue fazer valer sua vontade e opinião.
Resultado menor que 15 pontos- Pessoa acomodada, que muitas vezes pode deixar de se colocar com receio de ser mal compreendida, ou pertence a um círculo de relacionamentos no qual se sente bem e com grande compartilhamento de opiniões. Nada lhe é cobrado.

Obs: Esta não é uma ferramenta de diagnóstico!
É apenas um instrumento complementar na avaliação de Personalidade Borderline


Por favor, consulte um profissional de saúde mental, se você sente que precisa de mais assistência.

****Veja também:  Transtorno Afetivo Bipolar (teste)

http://luizagosuen.blogspot.com.br/2015/02/transtorno-afetivo-bipolar-luiza-gosuen.html

Ciume Patológico - Transtorno de Personalidade Paranóide (Teste)

http://luizagosuen.blogspot.com.br/2015/06/ciume-patologico-transtorno-de.html

13 de março de 2015

Transtorno da Ansiedade e Depressão- (TESTE) - Luiza Gosuen


Transtorno de Ansiedade

Em nosso cotidiano cada vez mais estressante, passamos por situações de constante ansiedade, desde o trânsito caótico até o pânico de parar no semáforo e sofrer um assalto.
E até em casa assistindo a televisão, numa situação aparentemente inocente, a ansiedade nos rodeia através da mídia que insiste a todo instante que sua casa é pequena, que seus móveis são antiquados, que seu aparelho de som é antigo e todas estas informações vão formando uma  certa aflição que se transforma em uma necessidade de trocar tudo em sua casa, para que a pessoa se sinta socialmente aceita e dentro dos “padrões” que a sociedade quer formar. Se você muda de canal, a questão agora é o visual. É preciso ter um corpo perfeito, nariz de princesa, seios avantajados, barriga chapada e então outra aflição toma conta de muitos por não estarem adequados a esse conceito de perfeição.

Parece que é exagero, mas estas situações de ansiedade podem levar pessoas a cometer gastos que não suportam seu orçamento, comprometendo-se com dívidas que vão só aumentando,  principalmente se assumida com instituições bancárias ou com clínicas particulares de cirurgias plásticas que podem em alguns casos, quando são clínicas desprovidas de ética, colocarem até sua vida em risco.

Estas ansiedades cotidianas são desprezadas e até consideradas normais para muitos, mas seu efeito ao longo dos anos trazem consequências  tão sérias como as de uma perturbação súbita em uma situação de assalto, de acidente ou mesmo de uma agressão física sofrida pelo companheiro que chega em casa bêbado ou cheio de ciúmes. 

A ansiedade se instala pela aflição, insegurança ou angústia da situação vivida e pode levar o indivíduo a duas atitudes: ou a de se defender e se livrar deste incômodo ou ficar sem reação e se conformar, prejudicando-se  e sofrendo as consequências, muitas vezes até sem comentar nada com ninguém, deixando o problema se agravar e tornar-se patológico.

A ansiedade é um sentimento desagradável, apreensivo, que acompanha uma sensação de opressão no peito, palpitação, dor de cabeça e falta de ar quando mediante ao ocorrido ou quando está prestes a enfrentar o que causa este transtorno.
Ansiedade é um sinal de alerta de que está chegando a hora de enfrentar uma situação que incomoda.

Quando os sintomas são de maiores intensidade - diferente da ansiedade do dia a dia - são chamados de Transtornos de Ansiedade e merecem uma atenção especial com acompanhamento medicamentoso e tratamento psiquiátrico e/ou psicológico .
Os sintomas são variados e se manifestam em proporções diferentes em cada pessoa: 
Vai desde uma preocupação (com saúde, dívida ou a demora de um filho que não chega) podendo chegar a uma tensão (estresse) e alcançar medos exagerados, onde a pessoa não consegue relaxar, ficando com uma sensação contínua de que  algo muito ruim vai acontecer.

Existem também os medos extremos, como no caso de mulheres que são agredidas pelo companheiro, de crianças que são abusadas pelos pais dentro da própria casa ou de pais cujos filhos são agressivos e atormentados pelo vício de drogas pesadas onde vive-se sob a terrível sensação de que a qualquer momento tudo pode acontecer. A pessoa vive constantemente  apreensiva .

Esse sofrimento é real e pode afetar outros membros da família, que sofrem junto com a pessoa comprometida e essas são as "vítimas ocultas". Um filho pode ficar traumatizado quando presencia atos de agressão contra sua mãe ou também o inverso, quando uma mãe assiste um filho ser agredido fisicamente, moralmente e até sexualmente e que na maioria das vezes não denuncia e nem diz nada a ninguém por medo de acabar em morte. Essas pessoas são casos em potencial de manifestar também sintomas de ansiedade como comportamentos agressivos ou de isolamento, inadequação na escola, no trabalho ou na vida pessoal e, se não tiver um acompanhamento médico/psicológico, pode desenvolver para crises importantes como a Síndrome  do Pânico e Depressão.

Quando se decide para o atendimento e acompanhamento de um profissional para o tratamento emocional, este profissional dependendo da situação, pode inclusive encaminhar para  Serviço de Assistência Social ou Policial, se for o caso,
A maior parte das pessoas com ansiedade, quando faz uso correto do tratamento começa a perceber a melhora e retoma suas atividades depois de algumas semanas de tratamento com medicamentos sob orientação de seu psiquiatra ou com terapias psicológicas. Por isso, é importante procurar ajuda especializada e em casos de agressões, principalmente das mulheres, procurar  também a Delegacia da Mulher e instaurar um (B.O) boletim de ocorrência. O diagnóstico precoce e preciso da ansiedade acompanhado do tratamento eficaz e o acompanhamento por um prazo longo são imprescindíveis para obter melhores resultados e menores prejuízos.

DEPRESSÃO

A Depressão afeta o humor do indivíduo e a sua  forma de ver o mundo. A pessoa deprimida quase sempre está triste ou preocupada e geralmente está ansiosa ou irritada. Muitas pessoas com depressão também apresentam a autoestima diminuída e pensamentos negativos  que devem ser levados em conta e podem ser preocupantes, como é o caso da vontade de desistir de tudo, que pode ir desde não querer mais se alimentar, se trancar num quarto e até tirar a própria vida.

A depressão apresenta muitos sintomas diferentes, alguns são fáceis de reconhecer e outros mais difíceis. O primeiro sinal de depressão geralmente é uma mudança brusca no comportamento habitual.

Os sintomas comuns de depressão incluem: 
*Sentimentos  tristes e melancólicos com choro fácil;
*Perda do interesse por atividades que antes eram prazerosas;
*Alteração do apetite com perda ou ganho de peso;
*Excesso de sono ou a falta dele;
*Sentimento  constante de cansaço e indisposição;
*Sentimentos de inferioridade ou culpa;
*Dificuldade  de tomar decisões, pensamentos desordenados, memória prejudicada;
*Pensamentos  de morte ou suicídio.

Algumas pessoas apresentam um tipo diferente de transtorno do humor conhecido atualmente como Transtorno Bipolar ou Psicose Maníaco-Depressiva, onde pode ocorrer um ou mais episódios maníacos, com humor anormal caracterizado por alternância de fases de depressão e de hiper excitabilidade que podem ser acompanhados de uma crise depressiva maior. 

A pessoa deprimida apresenta também sentimentos diversos como de frustração por não conseguir reagir; de culpa por achar que tudo aconteceu por sua incompetência e até de raiva de todos a sua volta por aceitarem os acontecimentos passivamente. São sentimentos normais para quem está deprimido, mas que com tratamento tudo pode ser revertido,  pois a depressão é uma condição tratável e se obtém bons resultados no tratamento. 

Importante notar que as pessoas deprimidas não olham diretamente nos olhos, falam mais devagar e sem qualquer entusiasmo e quase sempre seu discurso pode ser dominado por pensamentos negativos, melancólicos e com  falta de esperança.  

O tratamento deve ser seguido rigorosamente sob orientação de um psiquiatra e também de um psicólogo. Em algumas pessoas, os antidepressivos podem causar náusea, diarreia, tremores, insônia e outros efeitos adversos. Muitos destes efeitos desaparecem ou diminuem ao longo do tempo. De um modo geral, esses medicamentos são bem tolerados pela maioria das pessoas e as terapias ajudam o indivíduo a retomar seu equilíbrio mental, emocional, sua postura frente a si próprio resgatando seu humor e sua vitalidade e aos poucos parar com o uso de medicamentos.

Uma ajuda importante para o tratamento é o envolvimento da família fornecendo apoio ao indivíduo deprimido ao invés de ficar procurando culpados, mas tentar conhecer o processo da doença e ajudar na recuperação. Tente não chamar a atenção do paciente deprimido para seus desapontamentos e evite pressionar o  paciente para que se recupere logo. Cada pessoa tem seu tempo.

As pessoas com depressão estão sob risco potencial de suicídio. Se um membro da família com depressão expressar pensamentos suicidas, comunique ao psiquiatra imediatamente. Não entre em pânico nesta situação, não subestime ou espere a crise passar. Mantenha-se atento, fazendo perguntas diretas e que expressem preocupação, atenção e carinho. Deixe a pessoa deprimida saber que a sua vida é muito importante e valiosa. Lembre-a  de que estes pensamentos suicidas são sintomas de uma doença, porém quando não for possível evitar o pensamento suicida, remova tudo que possa estar ao seu alcance e facilitar o estímulo dessa  ideia obsessiva como: armas, álcool e medicamentos.

Depressão Infantil 

Observe também as crianças. A Depressão acomete também as crianças , pois são muito sensíveis a tudo que acontece em casa e fora dela, na maneira como os pais se relacionam entre si e, geralmente percebem quando alguma coisa está errada. Além disso, a maioria das crianças tem imaginação ativa e criam fantasias julgando que a culpa de todo o ocorrido é delas, e sofrem com isso. Não despreze seus desenhos, as cores usadas nesses desenhos, qual o cenário que foi feito e as pessoas que compõe esse desenho. Converse com a criança, peça-lhe para falar sobre o desenho, mas não diga "o que é isso?", como se não entendesse ou não gostasse do que ela fez. Estimule-a a falar sobre o desenho e até a fazer outros. Mostre ao terapeuta que rá interpretar de maneira precisa o que ela está sentindo e manifestando através dos desenhos. É preciso ficar atento também para seu comportamento, procurando um profissional ou familiar querido e confiável que julgar mais adequado para estar próximo das crianças nesta fase. A idade e maturidade das crianças decidirão o quanto e como contar tudo que está acontecendo. 

Veja também sobre Stress Infantil e Bullying
 https://luizagosuen.blogspot.com.br/2015/05/stress-infantil-transtorno.html
 https://luizagosuen.blogspot.com.br/2015/03/agora-tudo-e-bullying-luiza-gosuen.html

Lidar com a depressão na família pode ser um grande desafio, mas pode também representar uma oportunidade de aproximação para aqueles que se amam e maior entendimento de suas vitórias e fraquezas. Quando um casal ou família participam interessados em superar os momentos difíceis, todos se beneficiam, sem contar que a ajuda de amigos próximos, também ajuda muito nesse processo de recuperação.


*Importante
O teste abaixo serve para medir a ansiedade e ajudá-lo a descobrir se está passando por um processo depressivo e procurar ajuda profissional. Este material não se destina a fazer diagnóstico de transtorno de ansiedade . Procure um profissional e faça uma consulta caso observe esses sintomas.
Use o tempo que se fizer necessário para preencher o formulário da forma mais honesta possível com você mesmo.

No final do teste psicológico você encontrará instruções para saber seu resultado e identificar sua pontuação.
Para responder pense em como você se sentiu nos últimos meses. Escolha a alternativa que mais se aproxima do que você está passando.


Normalmente
Frequentemente
Às vezes
Raramente
Nunca
Taquicardia





Suor





Agitação ou tremor





Falta de Ar





Medo





Dor no peito






Normalmente
Frequentemente
Às vezes
Raramente
Nunca
Náuseas





Tontura





Medo de perder o controle





Dormência ou formigando





Calafrios ou ondas de calor





Medo de morrer






Normalmente
Frequentemente
Às vezes
Raramente
Nunca
Preocupação persistente





Falta de ar ou asfixia





Incapaz de relaxar





Sensação de ser irreal





Nervoso





Inseguro






Normalmente
Frequentemente
Às vezes
Raramente
Nunca
Irritável ou com dificuldades em dormir





Tremor nas mãos





Evitar situações por ansiedade





Sentir desfalecer ou desmaiar





Após marcar as alternativas que corresponde à sua escolha e à sua realidade pode transferir estes dados para o site original que contém a tabulação automática. O resultado será calculado pelo site e fornecerá sua pontuação com as devidas descrições.

Este site original está em inglês e por isso acima você teve a tradução de cada alternativa. Transfira agora para o site: http://psychcentral.com/quizzes/anxiety.htm e descubra o resultado do seu teste.

Se o seu total foi de 0 a 5 = não tem ansiedade
Se o seu total foi de 6 a 22 = ligeira ou pouca ansiedade
Se o seu total foi de 23 a 37 = ansiedade moderada
Se o seu total foi acima de 38 = ansiedade em grau alto ou elevada ansiedade