16 de abril de 2015

Shiatsu - Quem pode usar? Luiza Gosuen

Shiatsu é uma técnica originária da medicina oriental e tem como objetivo tratar problemas físicos, psicossomáticos e emocionais.
Pode ser utilizado tanto por adultos, crianças, bebês e gestantes .Alguns casos exige-se reserva no atendimento

É uma massagem muito relaxante que restabelece o equilíbrio físico e energético do corpo através dos toques suaves com os dedos, podendo aplicar um pouco mais de pressão em situações específicas, como tesão muscular proporcionando bem-estar físico e tranquilidade emocional. 

Shiatsu - Terapia do toque (Shi- dedo, Atsu- pressão). 

Os toques são aplicados nos 12 meridianos do corpo ou vias de energia, relacionados com o funcionamento dos órgãos vitais. São classificados de duas formas: 
YING - Tudo que flui para cima e para fora  trazendo aspectos de claridade, excitação, vitalidade , leveza e atividades funcionais (pulmão, baço, pâncreas, coração, rins, fígado e pericárdio);
YANG - Tudo que flui para baixo e para dentro trazendo aspectos de tranquilidade, esfriamento, obscuridade, astenia, inibição (estômago, intestino delgado, intestino grosso, bexiga, vesícula biliar). 
Além desses meridianos temos os pontos da coluna vertebral , 48 meridianos no total. Esses toques aplicados regularmente desenvolvem mecanismos de defesa  e previnem doenças.

Quando associado  o Shiatsu com a Psicologia intensifica-se o tratamento e atua em casos de depressão, gestação indesejada, estresse, insônia, ansiedade, tensão muscular, pressão abdominal e ciática, sensação de perna pesada, indigestão, falta de folego, controle da pressão arterial e medos diversos, entre eles os da gestação - medo do parto ,de uma criança defeituosa ou de não saber cuidar do bebê . 

O Shiatsu pode ser aplicado em bebês com agitação, insônia, problemas digestivos, cólicas, choro intermitente, problemas respiratórios, crianças com hiperatividade, medos, ciúmes, incontinência urinária, sono agitado, pesadelos, problemas emocionais, ansiedade.
Importante usar na massagem óleos relaxantes de cheiro suave, uma música tranquila de preferencia que tenha sons de água e da natureza e conversar em tom baixo com a criança passando sensações de bem-estar e confiança para que possa se sentir segura.

http://www.saudedicas.com.br/videos/massagem-para-colicas-nos-bebes-049614


O Shiatsu pode ser aplicado para qualquer pessoa adulta que tenha problemas de dores localizadas, problemas emocionais, esgotamento, angústia, depressão. 
Não trabalhar diretamente nas articulações de pacientes com artrite, reumatismo e osteoporose.
Não podendo ser aplicado quando a pessoa tem algum tipo de infecção, doenças contagiosas, varizes , fraturas. Em casos de doenças de pele é preciso cuidado especial, pois dependendo do quadro, poderá ocasionar um sangramento ou até hemorragia interna.

O Shiatsu é especialmente recomendado na gravidez, do terceiro ao oitavo mês, por reduzir o desconforto pélvico, enjoos, dores na coluna e mal estar e proporcionar tranquilidade emocional.
A gravidez pode causar desconforto para algumas mamães durante o período da gestação como enjoos, dores na coluna, insônia, insegurança, mal estar e outros incômodos, dependendo do organismo de cada mulher . As massagens aliadas a uma música relaxante, óleos com fragrâncias agradáveis e toques suaves irão relaxar e trazer conforto e bem-estar para a gestante .

Na gravidez , o Shiatsu  pode trazer alívio para região dos ombros, costas e principalmente pernas e pés, onde o resultado é benéfico e seguro. Traz  melhora também nas tensões musculares, na falta de fôlego, pressão abdominal e ciática, indigestão, sensação de pernas pesadas, além de controlar a pressão arterial.

Em gestantes que estejam com a pressão arterial muito elevada ou epilepsia, não trabalhar pontos acima da cabeça.

Na gravidez é recomendado que se aplique toques bem suaves inclusive nos ombros , onde as dores são mais constantes. Evitar os pontos IG 4 e BP 6, pontos do intestino grosso e baço-pâncreas  localizados no abdómem, pois no organismo feminino existem pontos abortivos que não podem ser trabalhados na gestação, bem como os canais Yin (baço, rim e fígado) abaixo dos joelhos

Benefícios da terapia:


-Produz alívio do stress;

-Retarda o envelhecimento;
-Ativa a circulação do sangue e dos vasos linfáticos;
-Auxilia no funcionamento digestivo;
-Complementa tratamentos respiratórios,cardíacos e renais;
-Elimina dores de cabeça, musculares
-Proporciona relaxamento e bem-estar.

Um comentário: