7 de março de 2016

Jogos que estimulam a memória e as percepções nos portadores de Alzheimer- Luiza Gosuen

Na doença de Alzheimer a perda da memória é um dos sintomas importantes, devido a degeneração das células do cérebro, o que leva ao comprometimento de funções como linguagem, pensamento lógico , percepções e atividades cognitivas.
Os jogos estimulam esses sentidos e podem ser elaborados com material de fácil acesso, muitas vezes feitos de maneira artesanal pelos próprios familiares.

* Jogo da Memória - Tradicional jogo com figuras repetidas onde o paciente deverá memorizar onde estão as figuras e procurar onde está seu par. Mostre a cartela com as figuras, deixe que o paciente memorize por alguns instantes e depois vire as figuras pelo avesso e o paciente deverá localizar onde estão os pares. Use figuras conhecidas do paciente e até recortes de fotos com pessoas  da família. objetos pessoais, quadros da casa, plantas que a pessoas cuidava e objetos da casa. Lembre-se que o par deve ser exatamente igual.




*Jogo dos Erros - Faça um desenho e depois copie esse mesmo desenho com alguns erros, podendo ser a falta de algum detalhe ou o acréscimo de uma pequena novidade no desenho para que o paciente possa perceber essas falhas e apontá-las colocando o dedo sobre elas. 
Faça desenhos de objetos que tem na casa do paciente ou de pertences pessoais dele/a para que possa perceber que no outro desenho está diferente ou faltando alguma coisa.




*Jogos das Diferenças - Colocar figuras numa cartolina de figuras com opostos , objetos invertidos, posições diferentes, cumprimentos diferentes , formatos e tamanhos diferentes e deixar que o paciente perceba as diferenças. Pode ser usado fotos dos filhos do pacientes e seus netos, os dois com a mesma roupa porém o paciente deve perceber que são de alturas diferente, um alegre outro bravo, cabelo penteado e outro despenteado, sapatos com cores diferentes ou pés trocados.


*Jogo do Dentro e Fora - Pode ser usado também comida dentro da geladeira e fora, criança dentro da banheira e fora, carro na garagem e fora. Tente sempre colocar situações parecidas para que ele observe com atenção. E faça o jogo com grau de dificuldade de acordo com a capacidade que o paciente estiver apresentando. Se for muito fácil ele poderá não querer fazer ou ao contrário, se for muito difícil pode desistir.


*Jogo de Quebra-cabeça - Use figuras que se encaixam e formam imagens que o paciente possa completar com facilidade. Comece com figuras maiores e conforme vai conseguindo passe para figuras de encaixes menores ou figuras mais complexas. Pode ser usado uma foto da família ou de uma festa que o paciente possa identificar as pessoas ou a situação.



* Jogo das Letras e Palavras - Usa-se palavras que eram do cotidiano do paciente relacionadas a sua profissão ou a seus afazeres. O uso de Palavras Cruzadas também é muito útil na estimulação da memória. Se o paciente conhecer outro idioma pode-se usar também palavras nesse idioma. Começa sempre com palavras mais difíceis e vai facilitando conforme o paciente não consiga mais resolver ou vai perdendo o interesse em jogar.



*Jogo das profissões- É um jogo para relacionar palavras com o nome das profissões e também os utensílios e aparelhos usados em cada profissão. Usa-se figuras de acordo com a vivência do portador, para que estimule lembranças e atividades desenvolvidas tanto por ele quanto por profissionais conhecidos.


*Jogo de quebra-cabeça familiar - Usa-se fotos de familiares e pessoas querida e até animais de estimação. Recorte pedaços grandes e com formatos de coração, estrela, círculos e deixe o paciente descobrir quem é.



*Jogo de Bingo- Pode-se usar números ou figuras variadas, umas mais simples outras mais complexas para exercitar o raciocínio logico e agilidade no pensar



*Jogo do Tangram - Formar figuras de diferentes tamanhos. São 7 peças são de formatos diagonais( 5 triângulos, um paralelogramo e um quadrado) . As figuras não são sobrepostas e sim encostadas uma a outra de maneira exata.  


*Jogo de Dominó - Encontrar as peças usando raciocínio lógico, sequência numeral e percepção espacial.



Para estimular as percepções e a memória você cuidador ou familiar poderá usar a imaginação e desenvolver diferentes tipos de jogos e também brincadeiras onde os familiares podem estar presente e participarem juntos, num momento especial de união familiar de descontração.

** Saiba mais sobre Alzheimer 

Ajuda prática para familiares e cuidadores

http://luizagosuen.blogspot.com.br/2015/01/alzheimere-o-tempo-levou-minha-historia.html

Teste preventivo
http://luizagosuen.blogspot.com.br/2015/02/pesquisa-recente-traz-esperanca-para.html

2 comentários: