13 de janeiro de 2016

Alzheimer - Dieta Mediterrânea/ Louças e talheres apropriados aos portadores -(vídeos)- Luiza Gosuen


Dieta Mediterrânea reduz riscos de Alzheimer



Uma nova dieta — chamada de MIND (mente, em português) — promete diminuir em até 53% o risco de desenvolver Alzheimer. As recomendações, desenvolvidas por cientistas da Rush University Medical Center — foram publicadas no Journal of the Alzheimer's Association. Os pesquisadores afirmam que mesmo quem não seguiu rigorosamente a MIND conseguiu reduzir em 35% o risco de desenvolver a doença.

Alimentação pode reverter os sinais do Alzheimer, diz pesquisa:
A dieta MIND é uma mistura da mediterrânea e da DASH (uma dieta inglesa contra hipertensão). E, além de prevenir Alzheimer, reduz o risco de doenças cardiovasculares, ataques cardíacos e derrames. Se aderida por longo tempo, pode proteger também contra a demência.
O novo cardápio é mais fácil de ser seguido do que o mediterrâneo, disseram os cientistas. A dieta é composta por 15 alimentos, sendo 10 com efeito direto sobre a saúde cerebral (vegetais de folhas verdes, outros vegetais, nozes, frutas, grãos, cereais integrais, peixe, aves, azeite e vinho). Os outros componentes compreendem carnes vermelhas, manteiga, margarina, queijo, bolos e doces ou frituras.
Confira a dieta MIND: 
Pelo menos três porções de grãos integrais.
Uma salada. 
Um outro vegetal. 
Um copo de vinho.
Uma porção de feijão a cada dois dias. (ver abaixo excesso de ferro)
Aves duas vezes por semana. 
Peixe pelo menos uma vez por semana.
Menos de uma colher de sopa por dia de manteiga. 
Menos de uma porção por semana: queijo, frituras ou fast food

**Excesso de ferro no organismo aumenta o risco de Alzheimer

O ferro é importante para o organismo, mas é importante verificar a quantidade ingerida. Recomendado na prevenção de anemia, fraqueza e baixa imunidade e frequentemente encontrado em compostos vitamínicos, mas o excesso de ferro está ligado ao efeito pró-oxidante. Quando tem o aumento da oxidação no nosso corpo pode haver lesão das células, causando sérios problemas de saúde, como por exemplo:  Doença de Alzheimer/ fibromialgia/ queda de cabelo/ depressão/ impotência/ dores articulares/ doenças cardiovasculares / doenças virais/ câncer de fígado e de intestino/ cirrose/ diabetes.
Na doença de Alzheimer,  o excesso de ferro no sangue aumenta a produção de radicais livres, lesionando os neurônios. É também extremamente reativo com relação às placas beta-amiloide encontradas no cérebro desses indivíduos que vai acumulando nas regiões associadas à memória e ao pensamento, que são os principais sintomas de comprometimento no Alzheimer. Portanto, reduzir o consumo de ferro atua como prevenção dos estágios da doença.
Outro aliado importante na prevenção do Alzheimer e também do Parkinson é o café que se consumido diariamente de maneira moderada (3 xícaras por dia). O café é um remédio natural antioxidante que contém além da cafeína, vitaminas e minerais., porém a cafeína em excesso pode ser um estimulante causando insônia..
E para facilitar a alimentação foi lançado louças apropriadas para portadores de Alzheimer
Inspirada pela avó, que tinha mal de Alzheimer, a designer industrial norte-americana Sha Yao criou o projeto Eatwell.  Os pratos, talheres e copos que compõem o conjunto foram especialmente desenvolvidos para facilitar a ingestão de alimentos pelos pacientes que sofrem da doença.
A avó de Sha Yao faleceu em decorrência do Alzheimer e a jovem observava a dificuldade que ela enfrentava ao comer. A partir daí passou a frequentar voluntariamente centros médicos para pensar como poderia ajudar outros pacientes.
Depois de pesquisar as necessidades de pessoas nessa situação, a designer criou objetos facilmente manipuláveis, evitando que a pessoa derrube a comida, promovendo a independência e dignidade.
Os copos têm uma base fixadora e as colheres combinam com os ângulos dos pratos, de forma que a comida não caia do recipiente. As cores também ajudam na visualização dos alimentos. Ao todo, são 20 peças.
O projeto contou com o financiamento coletivo obtido pelo site Indiegogo e os interessados podem receber um kit e também fazer doações de diversos valores. Em 2014, Yao ganhou o prêmio Stanford Design Challenge.

Confira o vídeo:

Faça a adaptação dos talheres, pratos e copos que já tem em sua casa e que usa diariamente. Use a criatividade conforme a necessidade de seu paciente