20 de março de 2015

Transtorno de Borderline - (TESTE) - Luiza Gosuen


Transtorno de Personalidade Borderline é um  quadro grave de transtorno de personalidade caracterizado por descontrole emocional, conhecido também por Personalidade Limitrofe (na borda, no limite).

Caracterizado por raciocínio “oito ou oitenta”, relações caóticas, sempre nos extremos.
Esses pacientes manifestam sintomas diversos, podendo apresentar ataques de pânico. Ora apresentam sentimentos de entusiasmo e em seguida ter um vazio enorme.
Quase sempre com comportamento briguento, impulsivo, tendência a manipular as pessoas, medo de abandono e sentimentos crônicos de tédio e raiva. Por vezes, o transtorno é confundido com Depressão ou Transtorno Afetivo Bipolar.

O Transtorno Borderline é um grave distúrbio que afeta drasticamente a vida do paciente causando prejuízos significativos tanto ao indivíduo como à sua família. Estudos indicam, quase sempre, uma infância traumática.

A personalidade imatura apresenta comportamentos e atitudes típicas como impaciência, intolerância às frustrações, egoísmo excessivo, auto-estima inflada. Exibicionismo e pouca consideração com os sentimentos alheios são atitudes comuns. Quase sempre se achando superior e melhor que os outros, falta de respeito e educação também são peculiares. Nota-se ainda, impulsividade, falsa hiperatividade e produtividade, comportamento muito infantil. Em alguns casos, propensos a atos antissociais como furtos e até pequenos delitos. 

Indivíduos que sofrem do Transtorno de Personalidade Borderline tendem a afastar as pessoas de quem mais precisam por serem muito exigentes de atenção e excessivamente manipuladores. Alguns podem apresentar traços de masoquismo e sadismo como forma de chamar a atenção. São como crianças em um corpo de adulto e não toleram limites. 

Quando revelam imaturidade emocional são extremamente impacientes, não sabem esperar, suas recompensas devem ser sempre imediatas, não toleram frustrações e tendem a colocar a culpa sempre nos outros. Isto acontece porque pacientes com Borderline geralmente sofreram algum tipo de privação, trauma como separação ou perda dos pais, abuso sexual ou emocional,  violência física. Fica como que um bloqueio nessa etapa da vida. Podem ser revoltados, e frequentemente descontam suas carências nas pessoas próximas de seus relacionamentos.

O paciente com Borderline é insaciável em termos de atenção, cuidado e carinho.Eles sempre querem mais do que realmente têm. Por mais que recebam afeto, querem mais do que recebem. Se tornam  mal agradecidos e entediados com tudo. Nada agrada.

São instáveis emocionalmente, não conseguem manter equilíbrio em situações de tensões ou estresse. 
O humor está sempre alternando com atitudes ansiosas e reações grosseiras. Costumam ser  "reclamões", briguentos, mas em algumas situações podem ser pessoas docemente tímidas. .

O Borderline pode confundir carência emocional com paixão e transferir para relacionamentos amorosos a sua instabilidade emocional com ciúmes exagerados ou sentimentos possessivos, mostrando-se muito egocêntrico, acha que o outro tem obrigação de estar com ele o tempo todo e que tudo que faça deve ser sempre e apenas para ele, pois senão se sente abandonado e ameaça o outro com atitudes infantis.

Caso tenha um encontro e se esse encontro for cancelado por algum motivo, fica furioso ou entram em pânico, partindo frequentemente para manipulações e ameaças emocionais, podendo até fazer escândalos por besteiras em locais público. 

São pessoas manipuladoras que, quando estão na sociedade podem ser de um jeito e quando estão a sós são de outra maneira. Sua capacidade de esconder o transtorno faz com que sejam vistos, superficialmente, como se não tivessem nada, entretanto suas vidas são sofríveis e um verdadeiro inferno dissimulado.
Pessoas com o transtorno oscilam entre um comportamento adulto e um comportamento infantil, capazes de chantagens, desconfianças e atenção exclusiva.

O paciente Borderline  precisa encontrar um protetor, alguém que nunca o deixe. Para isso, ele "testa" as pessoas  com manipulações, maus tratos e discussões para saber se realmente nunca serão abandonados. Surge então a questão da tolerância  e das pessoas aceitarem ser manipuladas, o que geralmente não acorre pois estão sempre insatisfeitos e precisando cada vez mais de atenção, carinho, apoio, cuidados  e mimos. Sente-se desvalorizados.  São pessoas com baixíssima autoestima, querendo sempre receber cuidado e atenção.

Com quem ele escolher para ser seu cuidador, pode se mostrar super satisfeito e feliz, porém, se o cuidador precisar se ausentar, o paciente muda de um humor eufórico para raivoso imediatamente e até entra em Depressão. Seus atos auto-destrutivos podem aumentar de intensidade, com ameaças, palavras raivosas e até, em alguns casos com tentativas suicidas, despersonalização e desrealização e outros comportamentos extremos.

São pessoas confusas, com opiniões que mudam de maneira inesperada. Dizem uma coisa, mas em seguida mudam de ideia  e já não querem mais ou mudam de opinião. Seus gostos também são inconstantes. Ao mesmo tempo que gostam muito de uma coisa, em seguida podem enjoar  e não querer mais.
Tendem a ter baixa tolerância às críticas e levar sempre para o lado pessoal, provocando acessos de mau humor, irritabilidade e acusações. Por serem inseguros acabam sendo muito ciumentos, o que os tornam quase sempre sozinhos.

Borderlines, caracteristicamente, apresentam dificuldade de convívio em grupo, exatamente por não terem o controle das emoções. Quase sempre provocam conflitos com amigos, namorados e familiares, por demonstrações de possessividades e medo de serem abandonados. Com frequência armam confusão com demonstrações de agressividade, ironia, xingamentos e até criar casos e "barracos", deixando as pessoas desconfortáveis com tais comportamentos.

Esses pacientes no geral são superficialmente adoráveis e simpáticos com pessoas que ainda não os conhecem porém, com pessoas de sua grande intimidade são irritantes, mal-humorados. Não conseguem manter um bom relacionamento entre seus familiares que os consideram estressados, pessoas "de lua" e imprevisíveis. Ao longo de um dia apresentam diversos tipos de comportamento, o que é extremamente desgastante para quem é de seu convívio diário. Estão sempre no extremo. Numa hora estão amando tudo e daqui a pouco estão odiando tudo.

Repetem o erro, nunca aprendendo com seus erros.
São pessoas que não têm necessidade, eles têm urgência.
De forma geral, o Transtorno de Personalidade Borderline é tido como um dos transtornos mentais mais devastadores, sobretudo na área de relacionamentos interpessoais, e o distúrbio também é um dos mais difíceis de ser tratado. 

Avalie sua personalidade e faça um Teste de Personalidade Borderline

Instruções: Este teste de personalidade foi concebido para ajudar a entender seu comportamento caso seja, Transtorno da Personalidade Borderline. Para cada item, indicar como quanto você concorda ou discorda da afirmação na frase. Procure responder este teste de personalidade com a verdade para o resultado ser  mais preciso.

1. Eu quase sempre me sinto “vazio”
a) discordo totalmente               b) discordo
c) nem concordo nem discordo   d) concordo   e) concordo totalmente

2. Acho que muitas vezes faço um ou mais dos seguintes procedimentos:
Dirigir de forma imprudente,  praticar sexo inseguro, abusar de álcool ou drogas, comer compulsivamente, jogar compulsivamente, gastar dinheiro sem controle
a) discordo totalmente              b) discordo  
c) nem concordo nem discordo  d) concordo    e) concordo totalmente

3. Às vezes, quando estou estressada – especialmente quando sinto que alguém está me rejeitando, eu fico muito paranóica.
a) discordo totalmente.             b) discordo    
c) nem concordo nem discordo  d) concordo      e) concordo totalmente

4. Eu muitas vezes espero demais das pessoas, especialmente quando eu desejo compartilhar detalhes mais íntimos com estas pessoas. Mas muitas vezes eu sinto que estas mesmas pessoas não se importam o suficiente comigo.
a) discordo totalmente              b)discordo       
c) nem concordo nem discordo  d) concordo        e) concordo totalmente

5. Às vezes, fico muito irado, extremamente sarcástico e amargo, e sinto
que tenho muita dificuldade em controlar essa raiva.
a) discordo totalmente            b)discordo           c) nem concordo nem discordo 
d) concordo                           e) concordo totalmente

6. Eu já tive comportamentos de auto-mutilação, auto-agressão, ou pensamentos suicidas, ou ainda com gestos ou ameaças contra minha pessoa.
a) discordo totalmente              b)discordo         
c) nem concordo nem discordo  d) concordo        e) concordo totalmente

7. Muitas vezes experimentei súbitas mudanças na maneira como eu olho para mim e para minha vida, a ponto de querer mudar completamente meus objetivos, valores e foco na carreira.
a) discordo totalmente            b)discordo           c) nem concordo nem discordo 
d) concordo                           e) concordo totalmente

8. Estou muitas vezes com medo que os outros vão me abandonar ou me deixar, então eu faço esforços frenéticos para evitar esse abandono (mesmo quando não é real).
a) discordo totalmente          b)discordo           c) nem concordo nem discordo 
d) concordo                         e) concordo totalmente

9. Meu humor pode alternar entre períodos de extrema ansiedade, depressão ou irritabilidade em apenas algumas horas ou dias.
a) discordo totalmente          b)discordo           c) nem concordo nem discordo 
d) concordo                         e) concordo totalmente

10. Meu ponto de vista sobre os outros – especialmente aqueles que me importam – pode mudar dramaticamente sem qualquer aviso.
a) discordo totalmente          b)discordo           c) nem concordo nem discordo 
d) concordo                         e) concordo totalmente

11. Eu diria que a maioria dos meus relacionamentos amorosos têm sido muito intenso, mas não muito estável.
a) discordo totalmente          b)discordo           c) nem concordo nem discordo 
d) concordo                         e) concordo totalmente

12. Atualmente estou enfrentando problemas suficientes na minha vida que está impactando negativamente a minha capacidade de ir à escola, trabalho, estar com amigos ou família, ou ter um relacionamento romântico.
a) discordo totalmente          b)discordo           c) nem concordo nem discordo 
d) concordo                         e) concordo totalmente

Revise suas respostas antes de conferir o resultado
Para cada resposta com a letra A, some 0 ponto
Para cada resposta com a letra B, some 1 ponto
Para cada resposta com a letra C, some 2 pontos
Para cada resposta com a letra D, some 3 pontos
Para cada resposta com a letra E,  some 4 pontos

RESULTADO E ESCORE
Acima de 34 pontos - Pessoa apresenta sérios indícios do Transtorno.
Resultado entre 28 a 33 pontos - Pessoa apresenta alguns indícios do Transtorno Borderline com pouco controle em seu comportamento e certa impulsividade em suas atitudes.
Resultado entre 21 e 27 pontos- Pessoa com baixa impulsividade, mas em alguns momentos foge do controle.
Resultado entre 15 e 20 pontos - Pessoa consegue manter controle sobre seus impulsos e consegue fazer valer sua vontade e opinião.
Resultado menor que 15 pontos- Pessoa acomodada, que muitas vezes pode deixar de se colocar com receio de ser mal compreendida, ou pertence a um círculo de relacionamentos no qual se sente bem e com grande compartilhamento de opiniões. Nada lhe é cobrado.

Obs: Esta não é uma ferramenta de diagnóstico!
É apenas um instrumento complementar na avaliação de Personalidade Borderline


Por favor, consulte um profissional de saúde mental, se você sente que precisa de mais assistência.

****Veja também:  Transtorno Afetivo Bipolar (teste)

http://luizagosuen.blogspot.com.br/2015/02/transtorno-afetivo-bipolar-luiza-gosuen.html

Ciume Patológico - Transtorno de Personalidade Paranóide (Teste)

http://luizagosuen.blogspot.com.br/2015/06/ciume-patologico-transtorno-de.html

36 comentários:

  1. Muito bom amiga. Não conhecia o termo para esse transtorno. Supunha q tais características se devem ao bipolar ou PMD. Felizmente não me incluo nessas patologias Apesar de, normalmente, oscilar entre tristeza e ansiedade c períodos de entusiasmo e alegria. Depende muito de fatores exógenos. Agradecida pela aula. Beijo da Tete

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. O meu tb!!!! Estou em pânico!!!!!!! Já faço tratamento psiquiátrico... E meio que duvidava desse diagnóstico. #assustada!

      Excluir
    2. O meu tb!!!! Estou em pânico!!!!!!! Já faço tratamento psiquiátrico... E meio que duvidava desse diagnóstico. #assustada!

      Excluir
  3. Respostas
    1. então você é burra e nao sabe somar. Pois o limite de pontuação é 48. 12x4=48 . Gente querendo se mostrar é fogo...

      Excluir
    2. Resultado 48. É o terceiro teste que faço que dá resultado positivo. Já fui diagnosticada com sindrome do pânico e me tratei durante 8 anos. Tenho depressão e tbm já tive TOC. Vou buscar ajuda de um psiquiatra para receber um diagnóstico mais preciso . Mas ao que tudo indica tenho borderline msmo.

      Excluir
  4. eu tirei 48 mas não pode, eu nao sou assim , não mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. 45... pelos sintomas eu percebi que tinha, depois desse teste tenho certeza, enfim vou procurar um psicólogo.

    ResponderExcluir
  7. meu resultado foi 48 meu Deus eu já imaginava que tinha algum problema mas lendo esse artigo eu vou logo procurar um psicólogo

    ResponderExcluir
  8. É triste. Lendo isso, é como se fosse um espelho. E cada palavra, um tapa na cara. Me sinto exatamente como descrito, nunca soube que esses meus monstros se chamavam boderline. É triste ter de admitir a si mesmo que você é uma pessoa doente psicologicamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm estou em choque... agora tudo que sinto tem nome... 😟

      Excluir
  9. Uau,depois dessa só tenho que agradecer a minha amada familia,covardes!!! >:E

    ResponderExcluir
  10. Acho que a forma como descreve os portadores da síndrome Borderline os faz parecerem criminosos! Ótimo o jeito que vc descreveu né?!... Ou seja, um hiper alerta: Fiquem longe dos Borderlines!!! E há quem elogie tal descrição tão exageradamente ofensiva!!! Devo lembrá-la que ninguém pediu para ter esta síndrome?? Fala como se escolhessem ser tão "destrutivos"!!!! Pq vc não colocou o título de "NÃO AMEM BORDERLINES!!!" ??!!! Mais respeito com quem já sofre tanto!!!!

    ResponderExcluir
  11. Bia disse tudo...parece q somos monstros.
    Mas ao contrario..somos assim pq amamos demais. N aceitamos nada pela metade..muito menos pessoas! Temos nossos momentos chatos..irritantes e grosseiros..mas tb sabemos ser amáveis..carinhosos e bons amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc! Mas isso acaba se tornando uma armadilha para que o seu auter ego surja e cabum! vc está magoando aquele que vc ama e afastando-o de você fazendo com que a necessidade da presença seja maior, e se não suprida é como se vc tivesse dando uma rasteira em si mesma.

      Excluir
  12. Um exagero enorme esse texto!! Em muitas coisas se encaixa no que se diz sentir vazios, não encontrar uma "direção", oscilação de humor. Mas esse texto trata como se o border fosse um psicopata!! Faz favor, verificação nesse texto!!

    ResponderExcluir
  13. 37, meu tratamento é pra depressão, e age os remédios me dão ate alucinação, meu pai fica tão feliz qd eu tô bem, é tão difícil magoar as pessoas q mas me amam, e eu sei q eles n entendem quando fico mal do nada dps de um dia legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe meu comentário que vc vai entender um pouco, qualquer coisa vc adiciona e chama.

      Excluir
    2. Pois é... Boa noite! Lendo tds os comentários e fazendo uma análise geral, continuo c a minha tese de q, msm c tratamento e sabendo q n tem cura (existe uma gde melhora após os 40 anos),um tratamento c medicamentos (e, em mts casos, terapia tbm)poderia ser mais eficaz se a família não abandonasse as pessoas c esse transtorno. Mto triste sentir o preconceito no meio de pessoas do nosso sangue. Quem ama cuida! Ngm pediu p nascer assim. Aff.

      Excluir
  14. Pessoal, bom dia!
    Olha é muito difícil conviver com um diagnósticos desse.
    Mas falando sério e sem qualquer tipo de fanatismo ou religiosidade... Eu sou seguidor de Jesus e a minha esposa tem esse transtorno, ela se tratava em uma casa espirita por que ouvia muitas vozes e via coisas, sem contar com todos esses sintomas. Ler isso é o mesmo que descrever a minha esposa quando ela tem uma recaida. Le-se recaida por que depois dela ter passado pelo "espiritismo" e a mediunidade dela trabalhada as crises deixou de serem controlada por ela e sim por um ser espiritual. A coisa não deu certo pq o charlatanismo existe em tudo que é coisa nesse mundo igrejas e casas e etc... Sendo que depois que procuramos uma orientação diferente onde prega que Jesus e o espirito santo de DEUS, as crises dela reduziram muitoooo.... Esse final de semana aconteceu uma crise, geralmente ocorre quando a "espiritualidade" fica baixa ou a "carnalidade" alta, onde o espirito santo se afasta, segundo entendo na bíblia. Vejo muito mais resultado nessa busca do que com remédios, terapias e etc. Isso é uma vivência diária minha como esposo, e pode ser que alguém não acredite e até deboche, mas se você que passa por isso, se medica e ainda sim não obtem qualquer resultado positivo, isso tbm pode ser por conta da sua baixa espiritualidade sugiro que busquem a DEUS . Caso tenham dúvidas e queiram se aprofundar o meu Zap (21) 99045-7880 fiquem com DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq digo isso? Por que aprendi que não devemos depositar expectativa nas pessoas (se resguardar) e que devemos perdoar a todos que nos fazem ou fizeram mal, mas devemos nos afastar daquele que quer nos prejudicar (fator infância traumatica onde sua mãe a rejeitou e familiares, traição de ex-noivo e etc..)amar o próximo como a nós mesmos (inibi ou retira totalmente o desejo de vingança sem contar o fator manipulação)e o principal: Deus nos ama Jesus se deu na cruz e nos curou de tudo. Aliando esses ensinamentos aos cuidados com o Espirito Santo ele se faz presente e auxilia de maneira surpreendente aquele que tem uma mente perturbada.
      Desejo a todos cura!

      Excluir
  15. 46... mas nada q meu psiquiatra já não tenha me dito, só queria confirmar

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Então quer dizer que é assim que a sociedade enxerga os borders? De forma tão pejorativa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente a autora do texto se refere ao border que alberga em si todas as principais Características do diagnóstico. Mas de certa forma, no geral, é assim mesmo que somos tratados... infelizmente!

      Excluir
  19. boa noite,ou bom dia,por favor alguem pode me ajudar,gostaria de receber em meu gmail esse teste.achei muito rico.Caso possam me ajudar,esse é meu endereço ledainterpretedelibras@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. francamente 99 por cento dos humanos correspondem com essas caracteristicas

    ResponderExcluir